Solidão e formação, solidão da formação: reflexões teóricas sobre a possibilidade desprezada pela Psicologia
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9976Resumo
Este trabalho realiza uma crítica a visão hegemônica da Psicologia em relação à solidão, por meio de uma revisão de artigos científicos e de uma pesquisa teórica e bibliográfica. Constatou-se, com a revisão de artigos, que a solidão é considerada pela psicologia atual como um índice de inadaptação dos indivíduos solitários, frequentemente associada a isolamento social e sofrimento psíquico. A principal tese aqui defendida é a de que a associação simples entre solidão e sofrimento é ideológica, só podendo ser sustentada por uma ciência enrijecida que não leva em conta a história e não está aberta para o conhecimento produzido pela arte. Tendo como base a teoria crítica da sociedade, em especial o pensamento de T. W. Adorno e sua concepção de arte e racionalidade, foram analisados trabalhos de alguns autores da literatura e da filosofia dos séculos XVIII, XIX e XX, sobretudo aqueles considerados como precursores do romantismo, representantes deste ou grandemente influenciados por ele. Podendo-se destacar a análise de obras de autores estrangeiros como Jean-Jacques Rousseau e Johann Wolfgang von Goethe, e autores brasileiros como Álvares de Azevedo e Aluízio de Azevedo. Nesse percurso, procure-se mostrar como um tipo de solidão, presente na vida desses autores ou em suas obras, como tema ou forma, possui elementos críticos em relação à sociedade em que viviam e, em grande parte, ainda vivemos, assim como elementos utópicos importantes para aqueles interessados na superação desta sociedade baseada na exploração e no privilégio. Tal solidão é a solidão da formação (Bildung, em alemão), um desenvolvimento do individualismo burguês no qual confluem a independência subjetiva e uma sociabilidade mediada: independência subjetiva possível por meio da independência financeira do indivíduo ideal no capitalismo liberal e sociabilidade mediada presente na produção e recepção artísticas.
Palavras-chave: formação do indivíduo; solidão;teoria crítica; romantismo; intuição.
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