A produção de obras videofonográficas no ensino de ciências morfológicas na graduação
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9917Resumo
O aprender a aprender na formação dos profissionais de saúde, biológicas e agrárias deve compreender o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a conviver e o aprender a ser, garantindo a integralidade da atenção à saúde com qualidade, eficiência e resolutividade. O objetivo deste estudo foi investigar a influência do uso de metodologia ativa no ensino de anatomia animal na formação acadêmica dos alunos. Este estudo abordou de forma qualitativa experimental a análise descritiva da montagem de 8 obras videofonográficas com temáticas envolvendo os sistemas corporais dos animais domésticos, cada grupo produziu uma obra. A produção das obras videofonográficas de curta duração desafiou os alunos a procurarem bibliografia especializada, montagem do roteiro e escolha de imagens adequadas para explicarem o tema do trabalho, utilizando uma linguagem científica, precisa e objetiva. Podemos concluir que o desenvolvimento dos trabalhos pôde estimular os alunos a aprender de forma ativa o conteúdo sobre os sistemas corporais (digestório, genital e urinário) de diversos animais, desenvolvendo habilidades de trabalho em grupo e gerando um pensamento crítico que garantirá a integralidade no processo de aprendizagem de novos conteúdos com qualidade, eficiência e resolutividade por parte dos alunos.
Palavras-chave: educação; anatomia animal; metodologia ativa; vídeos; inovações educacionais.
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