A produção de obras videofonográficas no ensino de ciências morfológicas na graduação

Autores

  • Lorenna Cardoso Rezende
  • Alvaro Carlos Galdos-Riveros nstituto de Ciências da Saúde -ICS Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9917

Resumo

O aprender a aprender na formação dos profissionais de saúde, biológicas e agrárias deve compreender o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a conviver e o aprender a ser, garantindo a integralidade da atenção à saúde com qualidade, eficiência e resolutividade. O objetivo deste estudo foi investigar a influência do uso de metodologia ativa no ensino de anatomia animal na formação acadêmica dos alunos. Este estudo abordou de forma qualitativa experimental a análise descritiva da montagem de 8 obras videofonográficas com temáticas envolvendo os sistemas corporais dos animais domésticos, cada grupo produziu uma obra. A produção das obras videofonográficas de curta duração desafiou os alunos a procurarem bibliografia especializada, montagem do roteiro e escolha de imagens adequadas para explicarem o tema do trabalho, utilizando uma linguagem científica, precisa e objetiva. Podemos concluir que o desenvolvimento dos trabalhos pôde estimular os alunos a aprender de forma ativa o conteúdo sobre os sistemas corporais (digestório, genital e urinário) de diversos animais, desenvolvendo habilidades de trabalho em grupo e gerando um pensamento crítico que garantirá a integralidade no processo de aprendizagem de novos conteúdos com qualidade, eficiência e resolutividade por parte dos alunos.

Palavras-chave: educação; anatomia animal; metodologia ativa; vídeos; inovações educacionais.

 

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Biografia do Autor

Alvaro Carlos Galdos-Riveros, nstituto de Ciências da Saúde -ICS Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Católica Santa Maria (Perú, 2006), com estágio curricular em manipulação de medicamentos fitoterápicos e atenção farmacêutica na Farmácia Universitária da Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências (FMV) pela Universidade de São Paulo (2009). Doutor em Ciências pela mesma instituição. Desenvolveu projetos de pesquisa em biologia celular e molecular, com ênfase no estudo da química de proteínas (proteômica) e metabólitos (metabolômica), assim como vias de sinalização celular (apoptose e necrose) em sistemas biológicos. Na área de Morfologia tem experiência em anatomia e patologia humana e comparada, técnicas anatopatológicas, microscopia de luz e microscopia eletrônica. Atualmente é professor substituto do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Sinop, e ministra as disciplinas de Farmacologia, Toxicologia e Plantas Tóxicas e Anatomia. Foi professor titular da Faculdade Anhanguera-DF onde ministrou aulas nos cursos de Farmácia, Biomedicina e Enfermagem. Coordena o grupo de pesquisa sobre plantas medicinais como fonte de novos fitoterápicos em projetos de Iniciação Científica e TCC assim como de Pós-graduação Latu sensus. Foi professor do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego PRONATEC / FAB na qual ministrou aulas para o curso de Técnico em controle ambiental. Ministra a disciplina de Patologia Humana e pesquisa o uso da tecnologia da Informação aplicadas à Saúde. É editor-chefe do periódico Brazilian Health Science. (Fonte: Currículo Lattes)

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Publicado

17-07-2017

Como Citar

Rezende, L. C., & Galdos-Riveros, A. C. (2017). A produção de obras videofonográficas no ensino de ciências morfológicas na graduação. Eventos Pedagógicos, 8(1), 469–480. https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9917