A relação da família e a escola de educação infantil: numa perspectiva de educação compartilhada
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9948Resumo
Este artigo discute a relação da família e a escola de educação infantil: numa perspectiva de educação compartilhada. Com o objetivo de observar uma escola de educação infantil que promove ações que façam com que esse processo seja otimizado e ocorra de maneira adequada para que a criança tenha um desenvolvimento positivo. O método utilizado na pesquisa foi qualitativo, através de observações em uma instituição pública, do município de Sinop-MT. Realizou-se um estudo sobre o conceito da escola de educação infantil na visão dos autores italianos Gianfranco Staccioli, Anna Bondioli e Susanna Mantovani.
Palavras-chave: criança; escola; família; educação compartilhada.
Downloads
Referências
BONDIOLI, Anna. Manual de educação infantil: de 0 a 3 anos- uma abordagem reflexiva/ Anna Bondioli e Susanna Mantovani; tradução Rosana Severino Di Leone e Alba Olmi. 9. Ed. Porto Alegre: Artmed, 1998
BONDIOLI, Anna (Org.). O tempo no cotidiano infantil: perspectiva de pesquisa e estudo de casos.Tradução de Fernanda L. Ortale e Ilse Pachoal Moreira; revisão técnica de Ana Lucia Goulart de Farias e Elisandra Girardelli Godoi. São Paulo: Cortez, 2004
BRASIL.Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF.Disponível em: <http://www.planalto.gov.br Acesso em: 09/05/2017
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil/ Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC, SEB, 2010. Diário oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF. Disponível em:
EDWARDS, Carolyn. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emília na Educação da primeira infância.Tradução Dayse Batista. Porto Alegre: Artmed, 1999.
FAMÍLIA A. Família A: depoimento [abr.2016]. Entrevistadora: Pamela Carla Firmino da Silva Quintana. Sinop: Escola Municipal de Educação Infantil, 2016. Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso A relação da família e a escola de educação infantil: numa perspectiva de educação compartilhada.
FAMÍLIA B. Família B: depoimento [abr.2016]. Entrevistadora: Pamela Carla Firmino da Silva Quintana. Sinop: Escola Municipal de Educação Infantil, 2016. Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso A relação da família e a escola de educação infantil: numa perspectiva de educação compartilhada.
FAMÍLIA C. Família C: depoimento [abr.2016]. Entrevistadora: Pamela Carla Firmino da Silva Quintana. Sinop: Escola Municipal de Educação Infantil, 2016. Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso A relação da família e a escola de educação infantil: numa perspectiva de educação compartilhada.
FAMÍLIA D. Família D: depoimento [abr.2016]. Entrevistadora: Pamela Carla Firmino da Silva Quintana. Sinop: Escola Municipal de Educação Infantil, 2016. Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso A relação da família e a escola de educação infantil: numa perspectiva de educação compartilhada
KAUAK, Fabiana. Metodologia de Pesquisa: guia prático. Itabuna: Vila Litterarum, 2010.
LOKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Cientifica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
PROFESSOR. Professor: depoimento [abr.2016]. Entrevistadora: Pamela Carla Firmino da Silva Quintana. Sinop: Escola Municipal de Educação Infantil, 2016. Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso A relação da família e a escola de educação infantil: numa perspectiva de educação compartilhada
OSTETTO, Luciana. Encontros e encantamentos na educação infantil: Partilhando experiências de estágios. Campinas: Papiros Educação, 2000.
.
SINOP (MT). Prefeitura Municipal Secretaria Municipal de Educação. Secretaria Municipal de Educação. Plano Político Pedagógico da Educação Infantil –Sinop: Secretaria Municipal de Educação, Coordenadoria de Educação Infantil, 2012.
STACCIOLI, Gianfranco. Diário do acolhimento na escola da infância.Tradução Fernanda Ortale & Ilse Paschoal Moreira. Campinas: Autores Associados, 2013. (Coleção formação de professores. Serie educaçãoinfantil em movimento).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.