A relação da família e a escola de educação infantil: numa perspectiva de educação compartilhada

Autores

  • Pamela Carla Firmino da Silva Quintana Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9948

Resumo

Este artigo discute a relação da família e a escola de educação infantil: numa perspectiva de educação compartilhada. Com o objetivo de observar uma escola de educação infantil que promove ações que façam com que esse processo seja otimizado e ocorra de maneira adequada para que a criança tenha um desenvolvimento positivo. O método utilizado na pesquisa foi qualitativo, através de observações em uma instituição pública, do município de Sinop-MT. Realizou-se um estudo sobre o conceito da escola de educação infantil na visão dos autores italianos Gianfranco Staccioli, Anna Bondioli e Susanna Mantovani.

Palavras-chave: criança; escola; família; educação compartilhada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BONDIOLI, Anna. Manual de educação infantil: de 0 a 3 anos- uma abordagem reflexiva/ Anna Bondioli e Susanna Mantovani; tradução Rosana Severino Di Leone e Alba Olmi. 9. Ed. Porto Alegre: Artmed, 1998

BONDIOLI, Anna (Org.). O tempo no cotidiano infantil: perspectiva de pesquisa e estudo de casos.Tradução de Fernanda L. Ortale e Ilse Pachoal Moreira; revisão técnica de Ana Lucia Goulart de Farias e Elisandra Girardelli Godoi. São Paulo: Cortez, 2004

BRASIL.Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF.Disponível em: <http://www.planalto.gov.br Acesso em: 09/05/2017

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil/ Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC, SEB, 2010. Diário oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF. Disponível em:

EDWARDS, Carolyn. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emília na Educação da primeira infância.Tradução Dayse Batista. Porto Alegre: Artmed, 1999.

FAMÍLIA A. Família A: depoimento [abr.2016]. Entrevistadora: Pamela Carla Firmino da Silva Quintana. Sinop: Escola Municipal de Educação Infantil, 2016. Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso A relação da família e a escola de educação infantil: numa perspectiva de educação compartilhada.

FAMÍLIA B. Família B: depoimento [abr.2016]. Entrevistadora: Pamela Carla Firmino da Silva Quintana. Sinop: Escola Municipal de Educação Infantil, 2016. Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso A relação da família e a escola de educação infantil: numa perspectiva de educação compartilhada.

FAMÍLIA C. Família C: depoimento [abr.2016]. Entrevistadora: Pamela Carla Firmino da Silva Quintana. Sinop: Escola Municipal de Educação Infantil, 2016. Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso A relação da família e a escola de educação infantil: numa perspectiva de educação compartilhada.

FAMÍLIA D. Família D: depoimento [abr.2016]. Entrevistadora: Pamela Carla Firmino da Silva Quintana. Sinop: Escola Municipal de Educação Infantil, 2016. Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso A relação da família e a escola de educação infantil: numa perspectiva de educação compartilhada

KAUAK, Fabiana. Metodologia de Pesquisa: guia prático. Itabuna: Vila Litterarum, 2010.

LOKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Cientifica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

PROFESSOR. Professor: depoimento [abr.2016]. Entrevistadora: Pamela Carla Firmino da Silva Quintana. Sinop: Escola Municipal de Educação Infantil, 2016. Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso A relação da família e a escola de educação infantil: numa perspectiva de educação compartilhada

OSTETTO, Luciana. Encontros e encantamentos na educação infantil: Partilhando experiências de estágios. Campinas: Papiros Educação, 2000.

.

SINOP (MT). Prefeitura Municipal Secretaria Municipal de Educação. Secretaria Municipal de Educação. Plano Político Pedagógico da Educação Infantil –Sinop: Secretaria Municipal de Educação, Coordenadoria de Educação Infantil, 2012.

STACCIOLI, Gianfranco. Diário do acolhimento na escola da infância.Tradução Fernanda Ortale & Ilse Paschoal Moreira. Campinas: Autores Associados, 2013. (Coleção formação de professores. Serie educaçãoinfantil em movimento).

Downloads

Publicado

17-07-2017

Como Citar

A relação da família e a escola de educação infantil: numa perspectiva de educação compartilhada. (2017). Eventos Pedagógicos, 8(1), 173-189. https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9948