A discalculia no ensino de matemática: refletindo sobre a percepção de profissionais da educação básica do município de Sinop em relação a esse transtorno e sobre aspectos de sua formação

Autores

  • Solange Aparecida Almeida Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop
  • Andreia Cristina Rodrigues Trevisan Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9907

Resumo

Este trabalho teve por objetivo verificar, junto a professores do município de Sinop, Mato Grosso, se eles conhecem a discalculia, bem comose indicam sercapazes de identificar um caso suspeito desse transtorno. Também suscitou discussões acerca da formação inicial e continuada de professores. A pesquisa é de abordagem qualitativa, tendo questionários como instrumento de produção de dados. Os resultados apontam que a maioria dos professores que responderam os questionários conhece a discalculia, no entanto, demonstram dificuldade em lidar com o problema em sala de aula. Além disso, fica clara a necessidade de maior discussão do tema tanto na formação inicial quanto na continuada.

Palavras-chave: ensino de matemática; transtorno de aprendizagem; formação de professores.

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Publicado

17-07-2017

Como Citar

A discalculia no ensino de matemática: refletindo sobre a percepção de profissionais da educação básica do município de Sinop em relação a esse transtorno e sobre aspectos de sua formação. (2017). Eventos Pedagógicos, 8(1), 552-573. https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9907

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