O lúdico na educação infantil: uma forma de educar

Autores

  • Deyse Mayara Gomes Epifânio Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9950

Resumo

Os jogos, brincadeiras e brinquedos fazem parte do universo das crianças, modificando-se com o passar dos anos com a finalidade de atender as necessidades de cada geração. O presente artigo busca entender e estudar a influência do lúdico na educação infantil, evidenciando a importância de se trabalhar nesta perspectiva com as crianças para a construção do conhecimento. A pesquisa está fundamentada pelos autores Augusto Nibaldo Silva Triviños, Tizuko Morchida Kishimoto e José Luiz Straub e apoia-se na metodologia qualitativa e entrevistas com professores. Conclui-se que com as atividades lúdicas o professor consegue atender as necessidades das crianças como percepção, imaginação, fantasia, sentimentos e sentidos.

Palavras-chave: lúdico; crianças; educação infantil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AGUIAR, João Serapião de. Jogos para o ensino de conceitos: Leitura e escrita na pré-escola. 5ºedição. Campinas, SP. Ed.: Papirus, 1998.

CARVALHO, A.M.C. et al. (Org.).Brincadeira e cultura: viajando pelo Brasil que brincaVol. 1 e 2. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

COORDENADORA A. Coordenadora A: Depoimento. [09 Nov. 2016]. Pesquisadora: Deyse Mayara Gomes Epifânio. Sinop, MT. Questionário respondido para Trabalho de Conclusão de Curso sobre O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma forma de educar. Câmpus de Sinop-MT.

JESUS, Ana Cristina Alves de, Como Aplicar Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil. Rio de Janeiro: Ed Brasport, 2010.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. et al .Jogo,Brinquedo,Brincadeira e a Educação.2º edição. São Paulo: ed.Cortez, 1997.

MIRANDA, Simão de. Do Fascínio do Jogo à Alegria do Aprender nas Séries Iniciais. Campinas.SP.ed:Papirus,2001

PROFESSORA B. Professora B: Depoimento. [09 Nov. 2016]. Pesquisadora: Deyse Mayara Gomes Epifânio. Sinop, MT. Questionário respondido para Trabalho de Conclusão de Curso sobre O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma forma de educar. Câmpus de Sinop-MT.

PROFESSORA C. Professora C: Depoimento. [09 Nov. 2016]. Pesquisadora: Deyse Mayara Gomes Epifânio. Sinop, MT. Questionário respondido para Trabalho de Conclusão de Curso sobre O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma forma de educar. Câmpus de Sinop-MT.

PROFESSORA D. Professora D: Depoimento. [09 Nov. 2016]. Pesquisadora: Deyse Mayara Gomes Epifânio. Sinop, MT. Questionário respondido para Trabalho de Conclusão de Curso sobre O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma forma de educar. Câmpus de Sinop-MT.

SABINI, Maria Apº. C.; LUCENA Regina F. de. Jogos e Brincadeiras: na Educação Infantil. 3ºedição.Campinas-SP,ed.Papirus,2004.

STRAUB, José. Infância e Brincadeiras: Reciprocidade Produzida no Contexto Escolar e Fora Dele.Ceacd.Sinop.Unemat 2003.

Downloads

Publicado

17-07-2017

Como Citar

O lúdico na educação infantil: uma forma de educar. (2017). Eventos Pedagógicos, 8(1), 94-106. https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9950