Currículo de Matemática da Educação de Jovens e Adultos: análise de prescrições na perspectiva cultural da Matemática

Autores

  • Gilberto Januario

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9977

Resumo

Nesse estudo investiga-seo currículo de Matemática prescrito para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de uma pesquisa na abordagem qualitativa, do tipo análise documental.Foi selecionada a Proposta Curricular para a EJA, segundo segmento do Ensino Fundamental, como exemplar de currículo prescrito, elegendo o Volume I (Introdução) e Volume 3 (Matemática) para responder às questões: Que características são apresentadas na Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos que possibilitam a aproximação da cultura formal da cultura informal da Matemática? Que características enculturadoras têm esse currículo? Que critérios apresentam em relação à organização dos conteúdos?Que opções apresentam para a escolha de contextos? O referencial teórico deste estudo reporta-se à emergência, desenvolvimento e multiplicidade de significados atribuídos ao termo Currículo; também de trabalhos acerca do Currículo de Matemática, da perspectiva cultural da Matemática e do currículo enculturador; e estudos a respeito da organização curricular e de critérios para a escolha dos contextos de ambientes de aprendizagem matemática. A análise da Proposta Curricular para a EJA, norteada por categorias que emergiram dos referenciais teóricos, explicitou haver recomendações favoráveis e potencialmente promotoras da aproximação da cultura formal com a cultura informal da Matemática, por meio de sugestões e orientações como as que consideram os conhecimentos advindos das relações sociais de jovens e adultos como ponto de partida para a aprendizagem; que os conteúdos sejam propostos de modo a promover uma rede de relações entre si e saberes de outras áreas, possibilitando uma pluralidade de significados dos conceitos e das atividades; que se dê ênfase ao trabalho com projetos e investigações para que o aluno possa desvendar as ideias matemáticas; que os conteúdos enfatizem diferentes aplicações da Matemática e que preparem o aluno para construir ideias cada vez mais complexas, partindo de situações simples; que os ambientes de aprendizagem sejam concebidos nos paradigmas de exercícios e investigação, havendo equilíbrio entre os ambientes, e entre exercícios e investigação; e que sejam utilizadas diferentes estratégias de resolução, incentivando o jovem e o adulto a explicitar, por meio de diferentes registros, o modo como mobilizam seus saberes, tendo o professor como mediador da ação de aprendizagem.

Palavras-chave: currículo de matemática; educação de jovens e adultos; currículo enculturador; perspectiva cultural da matemática.

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Biografia do Autor

Gilberto Januario

Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP. Professor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Minas Gerais, Brasil. E-mail: gilberto.januario@unimontes.br

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Publicado

17-07-2017

Como Citar

Januario, G. (2017). Currículo de Matemática da Educação de Jovens e Adultos: análise de prescrições na perspectiva cultural da Matemática. Eventos Pedagógicos, 8(1), 317–318. https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9977