Marco conceitual para estudar a relação entre materiais curriculares e professores de Matemática

Autores

  • Gilberto Januario Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9959

Resumo

Trata-se de pesquisa que tem por objetivo construir um marco conceitual que possa orientar a análise da relação professor-materiais curriculares de Matemática. Desenvolveu-se uma investigação na perspectiva da pesquisa teórica direcionada pela questão: Que marco conceitual pode orientar o estudo referente à relação entre materiais curriculares e professores de Matemática? A tese é organizada em formato multipaper, composta de um capítulo de introdução, três artigos e um capítulo com considerações finais. O referencial teórico reporta-se à discussão sobre a relação entre materiais curriculares e professores na área de Educação Matemática; às pesquisas científicas sobre materiais curriculares de Matemática; e às teorizações sobre os conceitos de affordance e agência, referentes, respectivamente, à noção de autoridade e de possibilidades para ação. Como resultados, destaca-se a não neutralidade na relação professores-materiais curriculares por esses dois agentes do desenvolvimento curricular, evidenciando-se conhecimentos, crenças e valores sobre o percurso formativo dos estudantes, da Matemática e do seu ensino; acentuam-se os conceitos de affordance e de agência como marco que orienta o estudo e a compreensão dos diferentes usos de materiais curriculares, bem como o deslocamento da agência, ora nos materiais (com suas affordances e restrições), ora nos professores (com seus conhecimentos, crenças e valores); e salienta-se ainda o investimento em mudanças de paradigmas nas pesquisas sobre materiais curriculares de Matemática: de questões descritivas quanto a características dos materiais para as que investiguem correlação e causalidade entre diferentes fenômenos relacionados a esses recursos curriculares. A relação professor-materiais curriculares requer discussões e pesquisas que tomem diferentes materiais curriculares, a práxis docente e a relação professor-currículo como objetos de investigação para a produção de conhecimentos. A observação de affordance e de agência, como marco conceitual discutido, evidencia diferentes conceitos relacionados à interação entre professores e materiais curriculares; conceitos esses que demandam propostas de investigação para a compreensão dos fatores que influenciam a interação e potencializam o desenvolvimento curricular: conhecimentos, crenças e valores; fidelidade curricular; insubordinação curricular; contexto institucional; planejamento conjunto; professores como produtores de currículo; e descolonização do currículo.

Palavras-chave: currículos de matemática; materiais curriculares; relação professor-materiais curriculares; affordance; agência.

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Biografia do Autor

Gilberto Januario, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP. Professor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Minas Gerais, Brasil. E-mail: gilberto.januario@unimontes.br

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Publicado

17-07-2017

Como Citar

Januario, G. (2017). Marco conceitual para estudar a relação entre materiais curriculares e professores de Matemática. Eventos Pedagógicos, 8(1), 315–316. https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9959