Marco conceitual para estudar a relação entre materiais curriculares e professores de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9959Resumo
Trata-se de pesquisa que tem por objetivo construir um marco conceitual que possa orientar a análise da relação professor-materiais curriculares de Matemática. Desenvolveu-se uma investigação na perspectiva da pesquisa teórica direcionada pela questão: Que marco conceitual pode orientar o estudo referente à relação entre materiais curriculares e professores de Matemática? A tese é organizada em formato multipaper, composta de um capítulo de introdução, três artigos e um capítulo com considerações finais. O referencial teórico reporta-se à discussão sobre a relação entre materiais curriculares e professores na área de Educação Matemática; às pesquisas científicas sobre materiais curriculares de Matemática; e às teorizações sobre os conceitos de affordance e agência, referentes, respectivamente, à noção de autoridade e de possibilidades para ação. Como resultados, destaca-se a não neutralidade na relação professores-materiais curriculares por esses dois agentes do desenvolvimento curricular, evidenciando-se conhecimentos, crenças e valores sobre o percurso formativo dos estudantes, da Matemática e do seu ensino; acentuam-se os conceitos de affordance e de agência como marco que orienta o estudo e a compreensão dos diferentes usos de materiais curriculares, bem como o deslocamento da agência, ora nos materiais (com suas affordances e restrições), ora nos professores (com seus conhecimentos, crenças e valores); e salienta-se ainda o investimento em mudanças de paradigmas nas pesquisas sobre materiais curriculares de Matemática: de questões descritivas quanto a características dos materiais para as que investiguem correlação e causalidade entre diferentes fenômenos relacionados a esses recursos curriculares. A relação professor-materiais curriculares requer discussões e pesquisas que tomem diferentes materiais curriculares, a práxis docente e a relação professor-currículo como objetos de investigação para a produção de conhecimentos. A observação de affordance e de agência, como marco conceitual discutido, evidencia diferentes conceitos relacionados à interação entre professores e materiais curriculares; conceitos esses que demandam propostas de investigação para a compreensão dos fatores que influenciam a interação e potencializam o desenvolvimento curricular: conhecimentos, crenças e valores; fidelidade curricular; insubordinação curricular; contexto institucional; planejamento conjunto; professores como produtores de currículo; e descolonização do currículo.
Palavras-chave: currículos de matemática; materiais curriculares; relação professor-materiais curriculares; affordance; agência.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.