Desenvolvimento da leitura no processo de alfabetização

Autores

  • Marilda Luíza Ramos da Costa

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9951

Resumo

Este artigo aborda a importância das práticas de leitura em sala de aula, tomando como base de pesquisa uma escola na cidade de Sinop, Estado de Mato Grosso. Buscou-se inferir a relevância de desenvolver estratégias que estimulem crianças a ler e de que forma a prática da leitura vem sendo incentivada em sala de aula, no processo de alfabetização, podendo contribuir para a formação de futuros leitores. Essa pesquisa qualitativa está amparada nos principais documentos do Ministério da Educação Cultura. como a matriz curricular, em autores como Paulo Freire. Conclui-se, que a prática da leitura formam novos leitores críticos e reflexivos.

Palavras-chave: educação; leitura; escola; criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam / Paulo Freire. – São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1982.

FREIRE, Paulo. A pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo; Macedo, Donaldo. Leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

LEAL, Telma Ferraz; SILVA, Elaine Cristina Nascimento. Modelo didático de gênero: o que pode ser ensinado e aprendido no trabalho com cartas de leitores. Atos de Pesquisa em Educação. v. 7, nº. 3, p. 782-810, set-dez/2012.

NEVES, Iara Conceição Bitencourt, et eal. Ler e escrever: um compromisso de todas as áreas. 8 eds. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2007.

RAMIRES, Ana Maria j. A importância da leitura para a formação de alunos críticos, publicado em 10/2010. Disponível em http:// www.administradores.com.br/ informe-se/artigos/a-importância-da-leitura/23669, acesso em 24/04/2011.

RITER, Caio. A formação do leitor literário em casa e na escola. São Paulo: Biruta, 2009.

SOLÉ, Isabel. Estratégia de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

PROFESSORA A., Professora A: depoimento [Novembro 2016] Entrevistadora: Marilda Luiza Ramos da Costa. Sinop: UNEMAT, 2017. (03-folha) Entrevista concebida ao trabalho de conclusão de curso Desenvolvimento da leitura no processo de alfabetização.

PROFESSORA B. Professora B: depoimento [Novembro 2016] Entrevistadora: Marilda Luiza Ramos da Costa. Sinop: UNEMAT, 2017. (02-folha) Entrevista concebida ao trabalho de conclusão de curso Desenvolvimento da leitura no processo de alfabetização.

PROFESSORA C. Professora C: depoimento [Novembro 2016] Entrevistadora: Marilda Luiza Ramos da Costa. Sinop: UNEMAT, 2017. (04-folha) Entrevista concebida ao trabalho de conclusão de curso Desenvolvimento da leitura no processo de alfabetização.

Downloads

Publicado

17-07-2017

Como Citar

Costa, M. L. R. da. (2017). Desenvolvimento da leitura no processo de alfabetização. Eventos Pedagógicos, 8(1), 159–172. https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9951