Desenvolvimento da leitura no processo de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9951Resumo
Este artigo aborda a importância das práticas de leitura em sala de aula, tomando como base de pesquisa uma escola na cidade de Sinop, Estado de Mato Grosso. Buscou-se inferir a relevância de desenvolver estratégias que estimulem crianças a ler e de que forma a prática da leitura vem sendo incentivada em sala de aula, no processo de alfabetização, podendo contribuir para a formação de futuros leitores. Essa pesquisa qualitativa está amparada nos principais documentos do Ministério da Educação Cultura. como a matriz curricular, em autores como Paulo Freire. Conclui-se, que a prática da leitura formam novos leitores críticos e reflexivos.
Palavras-chave: educação; leitura; escola; criança.
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam / Paulo Freire. – São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1982.
FREIRE, Paulo. A pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo; Macedo, Donaldo. Leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
LEAL, Telma Ferraz; SILVA, Elaine Cristina Nascimento. Modelo didático de gênero: o que pode ser ensinado e aprendido no trabalho com cartas de leitores. Atos de Pesquisa em Educação. v. 7, nº. 3, p. 782-810, set-dez/2012.
NEVES, Iara Conceição Bitencourt, et eal. Ler e escrever: um compromisso de todas as áreas. 8 eds. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2007.
RAMIRES, Ana Maria j. A importância da leitura para a formação de alunos críticos, publicado em 10/2010. Disponível em http:// www.administradores.com.br/ informe-se/artigos/a-importância-da-leitura/23669, acesso em 24/04/2011.
RITER, Caio. A formação do leitor literário em casa e na escola. São Paulo: Biruta, 2009.
SOLÉ, Isabel. Estratégia de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
PROFESSORA A., Professora A: depoimento [Novembro 2016] Entrevistadora: Marilda Luiza Ramos da Costa. Sinop: UNEMAT, 2017. (03-folha) Entrevista concebida ao trabalho de conclusão de curso Desenvolvimento da leitura no processo de alfabetização.
PROFESSORA B. Professora B: depoimento [Novembro 2016] Entrevistadora: Marilda Luiza Ramos da Costa. Sinop: UNEMAT, 2017. (02-folha) Entrevista concebida ao trabalho de conclusão de curso Desenvolvimento da leitura no processo de alfabetização.
PROFESSORA C. Professora C: depoimento [Novembro 2016] Entrevistadora: Marilda Luiza Ramos da Costa. Sinop: UNEMAT, 2017. (04-folha) Entrevista concebida ao trabalho de conclusão de curso Desenvolvimento da leitura no processo de alfabetização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.