Formação docente no Curso Normal de Jequié: algumas considerações

Autores

  • Cleide Selma Pereira Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Instituto de educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Janice Cassia Lando

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9916

Resumo

Este artigo apresenta resultados da pesquisa de mestrado ‘Formação Matemática no Curso Normal do Instituto de Educação Régis Pacheco-Jequié’, cujo objetivo é interpretar a formação matemática dos discentes desse curso, no período de 1959 a 1971. Utilizou-se o estudo bibliográfico, a análise documental, depoimento escrito e oral. Os resultados evidenciam que o Instituto foi criado num contexto de desenvolvimento industrial, que ocasionou a ampliação da escolarização primária. No Curso Normal da referida instituição, a formação matemática dava ênfase ao ensino da aritmética, tendo em vista as necessidades do ensino primário.

Palavras-chave: história da matemática; escolar; curso normal; ensino primário.

 

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Biografia do Autor

Cleide Selma Pereira Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Instituto de educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Nasci em Aracajú aos 19 dias do mês de junho do ano 1984. Filha de João Alves dos Santos, pedreiro e Meralúcia Pereira dos Santos, costureira. Estudei toda minha vida em escola pública, sou graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, tenho especialização em Gestão Educacional pela UESB,Gestão Pública e Ensino de Sociologia para o Ensino Médio pela Universidade Federal da Bahia e especialização em educação à distância pela Universidade Estadual da Bahia. Atualmente atuo como Técnico Administrativo em Educação no Instituto Federal da Bahia (IFBA), sou membro do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do IFBA, mestranda em Educação Científica e Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemática e membro do Núcleo de estudos e Pesquisa em História da Educação Matemática.

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Publicado

17-07-2017

Como Citar

Santos, C. S. P., & Lando, J. C. (2017). Formação docente no Curso Normal de Jequié: algumas considerações. Eventos Pedagógicos, 8(1), 349–374. https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9916