As relações entre teoria e prática vivenciada pelos bolsitas no subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia

Autores

  • Caroline Perin Costa Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9946

Resumo

Este trabalho analisou as relações entre teoria e prática no Subprojeto do Programa Institucional deBolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia e suas contribuições para formação docente. Realizou-se a pesquisa no âmbito qualitativo com observação livre e entrevista semiestruturada usando como campo de pesquisa a Escola de Educação Básica Jurandir Liberino de Mesquita, Sinop – Mato Grosso. A fundamentação teórica baseou-se em Antônio Nóvoa, Demerval Saviani e Paulo Freire.Os resultados foram às concretizações das relações de teoria e prática dentro do Subprojeto potencializando assim a formação docente dos acadêmicos do curso de Pedagogia.

Palavras-chave: educação; formação docente; teoria e prática; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BOLSISTA 1.Bolsista 1depoimento. [30 Abril 2016]. Entrevistadora: Caroline Perin Costa. Sinop. UNEMAT-MT, 2016. Gravação mídia digital (40 min 18 seg.). Entrevista concedida para trabalho de conclusão de curso: As relações de teoria e prática nas vivências do Subprojeto de Iniciação à docência.

BOLSISTA 2. Bolsista 2depoimento. [30 Abril 2016]. Entrevistadora: Caroline Perin Costa. Sinop. UNEMAT-MT, 2016. Gravação mídia digital(1 h 7 min 7 seg.). Entrevista concedida para trabalho de conclusão de curso: As relações de teoria e prática nas vivências do Subprojeto de Iniciação à docência.

BOLSISTA 3. Bolsista 3depoimento. [4 Abril 2016]. Entrevistadora: Caroline Perin Costa. Sinop. MT, 2016. Gravação mídia digital (1 h 24 min 52 seg.). Entrevista concedida para trabalho de conclusão de curso: As relações de teoria e prática nas vivências do Subprojeto de Iniciação à docência.

BOLSISTA 4.Bolsista 4: depoimento. [6 Abril 2016]. Entrevistadora: Caroline Perin Costa. Sinop. UNEMAT-MT, 2016. Gravação mídia digital (48 min 56 seg.). Entrevista concedida para trabalho de conclusão de curso: As relações de teoria e prática nas vivências do Subprojeto de Iniciação à docência.

BRASIL. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Portaria n° 46, 11 de abril de 2016. Presidente Carlos Afonso Nobres. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_PIBID.pdf.>

Acesso em 03 abr. 2016.

______. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Portaria n° 260, de 30 de dezembro de 2010. Presidente Jorge Almeida Guimarães. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_PIBID.pdf>

Acesso em 03 abr. 2016.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO. Edital n° 061/2013 PIBID.Aprendizagem e Assimilação cooperativa.Disponível em: <http://sinop.unemat.br/site/blog/category/editais/editais-de-bolsas/>.

Acesso em 03 abr. 2016.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO. Portaria n° 096, 18 de julho de 2013. Presidente Jorge Almeida Guimarães. Disponível em: <http://pibid.unemat.br/proeg/pibid/media/files/Portaria_096_PIBID.pdf>

Acesso em 03 abr. 2016.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO. Resolução.Portaria n° 084/2015. Normas do Programa de Iniciação a Docência PIBID. Disponível em: <http://pibid.unemat.br/proeg/pibid/media/files/3179_res_conepe_84_2015.pdf. >Acesso em 03 abr. 2016.

FREIRE, Paulo Pedagogia da Autonomia Saberes Necessário a Prática Educativa. São Paulo. Paz e Terra, 1996.

______. Educação como prática da liberdade. São Paulo. Paz e Terra 1967.

______. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1987.

GUARNIERI, Maria Regina. (Org.). Aprendendo a Ensinar: o caminho nada suave da docência. Campinas, SP. Autores Associados, 2000 (Coleção Polêmicas do nosso tempo).

NÓVOA, António. Professores Imagens do Futuro Presente. Lisboa, Portugal. Instituição de Educação Universidade de Lisboa Alameda da Universidade (EDUCA), 2009.

SAVIANI, Dermeval. O Papel do Pedagogo como articulador do Trabalho Pedagógico na Sociedade do Capital. Cornélio Procópio. Palestra UENP, 2012.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

17-07-2017

Como Citar

As relações entre teoria e prática vivenciada pelos bolsitas no subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia. (2017). Eventos Pedagógicos, 8(1), 70-83. https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9946