Alfabetização e letramento na sala de reforço

Autores

  • Carla Roberta Zanin

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9945

Resumo

A pesquisa analisou com os professores da sala de reforço as práticas que utilizam, como avaliam o avanço e quaisos materiais utilizados para que os alunos superem suas dificuldades na alfabetização. Em abordagem qualitativa, foi aplicado a cinco professoras questionários. Os resultados obtidos é que as professoras priorizam as atividades específicas de alfabetização, mencionando aspectos materiais, pedagógico e de espaços; as explicações sobre a não alfabetização dos alunos por displicência dos mesmos ou dos pais; os professores são ecléticos misturam diferentes metodologias para alfabetizar e letrar estes alunos.

Palavras-chave: sala de reforço; alfabetização; letramento; metodologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GALVAO, Andréa; LEAL, Telma F. Há lugar ainda para métodos de alfabetização? Conversa com professores (as). In: MORAIS, Arthur G. de; ALBUQUERQUE, Eliana B. C e; LEAL, Telma F (orgs) Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. -Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

LIBÂNEO, Jose Carlos, DIDÁTICA: Velhos e novos temas. Edição do Autor,2009. Disponívelem:<https://docs.google.com/document/d/1qyLHz39GR3dIanyHU9YeJ3vu2zX_y86OObIK_hwKsP4/edit>. Acesso em: 21 dez.2016.

MORTATTI, Maria R. L. História dos métodos de alfabetização no Brasil. Conferência proferida durante o Seminário "Alfabetização e letramento em debate", promovido pelo Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, realizado em Brasília, em 27/04/2006.

PROFESSORA01. Professora 01: depoimento. [12 Dez. 2017]. Pesquisadora: Carla Roberta Zanin. Sinop, MT. Questionário respondido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA SALA DE REFORÇO: Trabalho pedagógico com alunos não alfabetizados, Câmpusde Sinop-MT.

PROFESSORA02. Professora 02: depoimento. [12 Dez. 2017]. Pesquisadora: Carla Roberta Zanin. Sinop, MT. Questionário respondido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA SALA DE REFORÇO: Trabalho pedagógico com alunos não alfabetizados, Câmpusde Sinop-MT.

PROFESSORA04. Professora 04: depoimento. [12 Dez. 2017]. Pesquisadora: Carla Roberta Zanin. Sinop, MT. Questionário respondido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA SALA DE REFORÇO: Trabalho pedagógico com alunos não alfabetizados, Câmpus de Sinop-MT.

PROFESSORA05. Professora 05: depoimento. [12 Dez. 2017]. Pesquisadora: Carla Roberta Zanin. Sinop, MT. Questionário respondido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA SALA DE REFORÇO: Trabalho pedagógico com alunos não alfabetizados, Câmpusde Sinop-MT.

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento, Caminhos e Descaminhos. São Paulo: Pátio, 2003.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais. A Pesquisa Qualitativa em Educação, São Paulo: editora Atlas S.A, 1987.

Downloads

Publicado

17-07-2017

Como Citar

Zanin, C. R. (2017). Alfabetização e letramento na sala de reforço. Eventos Pedagógicos, 8(1), 54–69. https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9945

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)