Alfabetização e letramento na sala de reforço
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9945Resumo
A pesquisa analisou com os professores da sala de reforço as práticas que utilizam, como avaliam o avanço e quaisos materiais utilizados para que os alunos superem suas dificuldades na alfabetização. Em abordagem qualitativa, foi aplicado a cinco professoras questionários. Os resultados obtidos é que as professoras priorizam as atividades específicas de alfabetização, mencionando aspectos materiais, pedagógico e de espaços; as explicações sobre a não alfabetização dos alunos por displicência dos mesmos ou dos pais; os professores são ecléticos misturam diferentes metodologias para alfabetizar e letrar estes alunos.
Palavras-chave: sala de reforço; alfabetização; letramento; metodologia.
Downloads
Referências
GALVAO, Andréa; LEAL, Telma F. Há lugar ainda para métodos de alfabetização? Conversa com professores (as). In: MORAIS, Arthur G. de; ALBUQUERQUE, Eliana B. C e; LEAL, Telma F (orgs) Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. -Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
LIBÂNEO, Jose Carlos, DIDÁTICA: Velhos e novos temas. Edição do Autor,2009. Disponívelem:<https://docs.google.com/document/d/1qyLHz39GR3dIanyHU9YeJ3vu2zX_y86OObIK_hwKsP4/edit>. Acesso em: 21 dez.2016.
MORTATTI, Maria R. L. História dos métodos de alfabetização no Brasil. Conferência proferida durante o Seminário "Alfabetização e letramento em debate", promovido pelo Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, realizado em Brasília, em 27/04/2006.
PROFESSORA01. Professora 01: depoimento. [12 Dez. 2017]. Pesquisadora: Carla Roberta Zanin. Sinop, MT. Questionário respondido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA SALA DE REFORÇO: Trabalho pedagógico com alunos não alfabetizados, Câmpusde Sinop-MT.
PROFESSORA02. Professora 02: depoimento. [12 Dez. 2017]. Pesquisadora: Carla Roberta Zanin. Sinop, MT. Questionário respondido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA SALA DE REFORÇO: Trabalho pedagógico com alunos não alfabetizados, Câmpusde Sinop-MT.
PROFESSORA04. Professora 04: depoimento. [12 Dez. 2017]. Pesquisadora: Carla Roberta Zanin. Sinop, MT. Questionário respondido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA SALA DE REFORÇO: Trabalho pedagógico com alunos não alfabetizados, Câmpus de Sinop-MT.
PROFESSORA05. Professora 05: depoimento. [12 Dez. 2017]. Pesquisadora: Carla Roberta Zanin. Sinop, MT. Questionário respondido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA SALA DE REFORÇO: Trabalho pedagógico com alunos não alfabetizados, Câmpusde Sinop-MT.
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento, Caminhos e Descaminhos. São Paulo: Pátio, 2003.
TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais. A Pesquisa Qualitativa em Educação, São Paulo: editora Atlas S.A, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.