Ensino de Física e a teoria dos registros de representação semiótica: identificando problemas de aprendizagem de conteúdos matemáticos

Autores

  • Jean Cleber Batista Soares Universidade Federal de Mato Grosso
  • Eberson Paulo Trevisan Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9905

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma análise realizada a partir da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Raymond Duval, sobre problemas de aprendizagem matemática identificados a partir de conteúdos explorados em aulas de Física. A pesquisa ocorreu com alunos do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Sinop. Observamos que erros frequentes em atividades nas aulas de Física, quando observados na perspectiva da teoria de Duval, podem indicar problemas de aprendizagem globais de conteúdos matemáticos, indicando a importância de discussões como esta nos cursos de formação de professores.

Palavras-chave: registros de representação semiótica; ensino de física; aprendizagem matemática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jean Cleber Batista Soares, Universidade Federal de Mato Grosso
    Licenciado em Ciências Naturais e Matemática com Habilitação em Física.
  • Eberson Paulo Trevisan, Universidade Federal de Mato Grosso
    Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus universitário de Sinop. Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS). Doutor em Educação em Ciências e Matemática.

Referências

BOGDAN, R. & BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Editora Porto, 1994.

BRANDT, C. F. & MORETTI, M. T. O cenário das pesquisas no campo da educação matemática à luz da Teoria dos registros de representação semiótica. Revista Perspectivas da educação Matemática – UFMS – v. 7 n. 13 p. 22 – 37. 2014.

COLOMBO, J. A. A.; FLORES, C. R. & MORETTI M. T. Registros de representação semiótica nas pesquisas brasileiras em Educação Matemática: pontuando tendências. Revista ZETETIKÉ, v. 16, n. 29 – jan./jun. – p. 41 – 72. Campinas SP. 2008.

DUVAL, R. Registro de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: MACHADO, S. D A. (Org.) Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. Ed. Papirus, p. 11 – 33. Campinas, SP, 2003;

______. Semióse e pensamento humano: registro de representação semiótica e aprendizagens intelectuais (Sémiosis et Pensée Humaine: Registres Sémiotiques et Apprentissages Intellectuels): (facículo I). Tradução: Lênio F. Ley e Marisa R. A. da Silveira. Editora da Física, São Paulo, SP, 2009.

______. Ver e ensinar matemática de outra forma, entrar no modo matemático de pensar: os registros de representações semióticas. Organização: Tânia M. M. Campos. Tradução: Marlene Alves dias. Editora PROEM, 1ª Ed. São Paulo, 2011a.

______. Gráficos e equações: a articulação de dois registros. In: Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática. Florianópolis (SC), p. 96-112, v. 6, n. 2, 2011b.

FUKUI, A. et al. Ser Protagonista: Física 1º ano - Ensino Médio. 2ª ed. São Paulo: Edições SM, 2013.

MAIA, R. et. al. Sistema de pesquisa: concepção e realização. Editora Eureka Soluções Pedagógicas. São Paulo, 2013.

SILVA, C. X. Matemática aula por aula. 2ª edição, São Paulo, 2005.

TREVISAN, E. P. & FREITAS, J. L. M. Aspectos da teoria dos registros de representações semióticas expressadas por acadêmicos formandos de licenciatura em matemática. Scientific Eletronic Archives, Sinop, v.8, n. 3, p. 45 – 52. 2015.

Downloads

Publicado

17-07-2017

Como Citar

Ensino de Física e a teoria dos registros de representação semiótica: identificando problemas de aprendizagem de conteúdos matemáticos. (2017). Eventos Pedagógicos, 8(1), 443-468. https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9905