A indisciplina nas séries iniciais do ensino fundamental: um desafio nas escolas municipais de Sinop
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9943Resumo
O presente artigo apresenta como temática central a indisciplina nas séries iniciais do ensino fundamental e teve como objetivo analisar as situações de indisciplina dos alunos nas atividades pedagógicas das séries iniciais do ensino fundamental nas escolas municipais de Sinop, Mato Grosso. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa que teve como base observações e entrevistas com professores. Os resultados mostraram que a indisciplina ainda é apontada como o maior obstáculo para a aprendizagem, principalmente dentro de sala de aula. Conclui-se que a indisciplina pode ser resolvida com o apoio de toda a comunidade dentro da escola.
Palavra-chave: indisciplina; educação fundamental; pesquisa qualitativa; professor e aluno.
Downloads
Referências
AQUINO, Julio Groppa(Org). Autoridade e Autoritarismo na Escola: alternativas teóricas e práticas.3ª Ed. – São Paulo: Summus, 1998.
CALDEIRA, Suzana Nunes; REGO, Isabel Estrela. Contributos da psicologia para o estudo da indisciplina na sala de aula.Estud. psicol. (Campinas), Campinas ,v. 18, n1, p. 76-96, abr.2001. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2001000100007&lng=pt&nrm=iso>. acesso em: 21 nov. 2015 http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2001000100007
FREIRE, Ana Maria Araújo (Org); OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Leituras freireanas sobre educação. (Série Paulo Freire). São Paulo: Editora UNESP, 2004.
LATAILLE, Yves. A indisciplina e o sentimento de vergonha. In: AQUINO, JulioGroppa (org.) Indisciplina na escola. Alternativas teóricas e práticas. 13ª edição. São Paulo: Summus editorial, 1996.
NAGEL, Lízia Helena. Avaliação, sociedadee escola: fundamentos para reflexão. Curitiba: SEED, 1985.
OLIVEIRA, Maria Izete de. Indisciplina escolar: determinantes, consequências e ações. Brasília: Liber, Livro Editora, 2005.
Professor A. Professor A. Depoimento março/abril/ 2016. Entrevistadora: Claudinéia da Silva Cruz Mundel. Sinop: Unemat-MT, março/abril/ 2016. 01 folha. Mídia digital.
Entrevista Concedida ao Trabalho de conclusão de curso.
Professor B. Professor B. Depoimento março/abril/ 2016. Entrevistadora: Claudinéia da Silva Cruz Mundel. Sinop: Unemat-MT, 2016. 01 folha. Mídia digital.Entrevista Concedida ao Trabalho de conclusão de curso.
Professor C. Professor C. Depoimento março/abril/ 2016]. Entrevistadora:
Claudinéia da Silva Cruz Mundel. Sinop: Unemat-MT, 2016 01 folha. Mídia digital.
Entrevista Concedida ao Trabalho de conclusão de curso.
Professor D. Professor D. Depoimento,março/ abril 2016]. Entrevistadora: Claudinéia da Silva Cruz Mundel. Sinop: Unemat-MT, 2016. 01 folha. Mídia digital.
Entrevista Concedida ao Trabalho de conclusão de curso.
VASCONCELOS, Celso dos Santos.Os desafios da indisciplina em sala de aula e na escola. Disponível em HTTP:// WWW.sinterroraima.com.br/imagens/artigos/desafios indisciplinas 01pag. acesso em: 14 jul 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.