A indisciplina nas séries iniciais do ensino fundamental: um desafio nas escolas municipais de Sinop

Autores

  • Claudinéia da Silva Cruz Mundel Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9943

Resumo

O presente artigo apresenta como temática central a indisciplina nas séries iniciais do ensino fundamental e teve como objetivo analisar as situações de indisciplina dos alunos nas atividades pedagógicas das séries iniciais do ensino fundamental nas escolas municipais de Sinop, Mato Grosso. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa que teve como base observações e entrevistas com professores. Os resultados mostraram que a indisciplina ainda é apontada como o maior obstáculo para a aprendizagem, principalmente dentro de sala de aula. Conclui-se que a indisciplina pode ser resolvida com o apoio de toda a comunidade dentro da escola.

Palavra-chave: indisciplina; educação fundamental; pesquisa qualitativa; professor e aluno.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AQUINO, Julio Groppa(Org). Autoridade e Autoritarismo na Escola: alternativas teóricas e práticas.3ª Ed. – São Paulo: Summus, 1998.

CALDEIRA, Suzana Nunes; REGO, Isabel Estrela. Contributos da psicologia para o estudo da indisciplina na sala de aula.Estud. psicol. (Campinas), Campinas ,v. 18, n1, p. 76-96, abr.2001. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2001000100007&lng=pt&nrm=iso>. acesso em: 21 nov. 2015 http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2001000100007

FREIRE, Ana Maria Araújo (Org); OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Leituras freireanas sobre educação. (Série Paulo Freire). São Paulo: Editora UNESP, 2004.

LATAILLE, Yves. A indisciplina e o sentimento de vergonha. In: AQUINO, JulioGroppa (org.) Indisciplina na escola. Alternativas teóricas e práticas. 13ª edição. São Paulo: Summus editorial, 1996.

NAGEL, Lízia Helena. Avaliação, sociedadee escola: fundamentos para reflexão. Curitiba: SEED, 1985.

OLIVEIRA, Maria Izete de. Indisciplina escolar: determinantes, consequências e ações. Brasília: Liber, Livro Editora, 2005.

Professor A. Professor A. Depoimento março/abril/ 2016. Entrevistadora: Claudinéia da Silva Cruz Mundel. Sinop: Unemat-MT, março/abril/ 2016. 01 folha. Mídia digital.

Entrevista Concedida ao Trabalho de conclusão de curso.

Professor B. Professor B. Depoimento março/abril/ 2016. Entrevistadora: Claudinéia da Silva Cruz Mundel. Sinop: Unemat-MT, 2016. 01 folha. Mídia digital.Entrevista Concedida ao Trabalho de conclusão de curso.

Professor C. Professor C. Depoimento março/abril/ 2016]. Entrevistadora:

Claudinéia da Silva Cruz Mundel. Sinop: Unemat-MT, 2016 01 folha. Mídia digital.

Entrevista Concedida ao Trabalho de conclusão de curso.

Professor D. Professor D. Depoimento,março/ abril 2016]. Entrevistadora: Claudinéia da Silva Cruz Mundel. Sinop: Unemat-MT, 2016. 01 folha. Mídia digital.

Entrevista Concedida ao Trabalho de conclusão de curso.

VASCONCELOS, Celso dos Santos.Os desafios da indisciplina em sala de aula e na escola. Disponível em HTTP:// WWW.sinterroraima.com.br/imagens/artigos/desafios indisciplinas 01pag. acesso em: 14 jul 2009.

Downloads

Publicado

17-07-2017

Como Citar

A indisciplina nas séries iniciais do ensino fundamental: um desafio nas escolas municipais de Sinop. (2017). Eventos Pedagógicos, 8(1), 84-93. https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9943

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)