Programa Um Computador Por Aluno (PROUCA) na escola municipal Selvino Damian Preve em Santa Carmem, Mato Grosso

Autores

  • Veridiana de Araújo Sobrinho

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9955

Resumo

O presente artigo discute as perspectivas e desafios na implantação do Programa um Computador por Aluno (PROUCA) em uma escola pública do município de Santa Carmem, no Estado de Mato Grosso. A metodologia baseia-se pela pesquisa qualitativa e a coleta das informações foi realizada através de entrevista semiestruturada com alunos e professores, buscando analisar as contribuições mediadas pelo laptop educacional em sala de aula. A base teórica é amparada pelas autoras, Samya Feitosa Tajra e Sandra Luzia Wrobel Straub. Os resultados evidenciaram que equipar as escolas públicas com recursos tecnológicos não assegura a eficiência no processo de ensino em sala de aula.

Palavras-chave: Programa Um Computador por Aluno; laptop; escola; recursos tecnológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

ALMEIDA, Maria Elisabeth Bianconcini de. ProInfo: Informática e formação de professores. vol. 1. Série de Estudos Educação a Distância. Brasília: MEC/SEED, 2000b.

Aluno (15). Aluno 1: depoimento [Mar.2016]. Entrevistadora: Veridiana de Araújo Sobrinho. Santa Carmem: Escola Municipal Selvino Damian Preve, 2016. Mídia digital 1,83 MB. Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso Perspectivas e desafios na Implantação do Programa Um Computador por Aluno: Um estudo de caso na Escola Municipal Selvino Damian Preve Santa Carmem-MT.

Aluno (16). Aluno 2: depoimento [Mar.2016]. Entrevistadora: Veridiana de Araújo Sobrinho. Santa Carmem: Escola Municipal Selvino Damian Preve, 2016. Mídia digital 1,28 MB. Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso Perspectivas e desafios na Implantação do Programa Um Computador por Aluno: Um estudo de caso na Escola Municipal Selvino Damian Preve Santa Carmem-MT.

Aluno (18). Aluno 3: depoimento [Mar.2016]. Entrevistadora: Veridiana de Araújo Sobrinho. Santa Carmem: Escola Municipal Selvino Damian Preve, 2016. Mídia digital 1,66 MB. Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso Perspectivas e desafios na Implantação do Programa Um Computador por Aluno: Um estudo de caso na Escola Municipal Selvino Damian Preve Santa Carmem-MT.

BRASIL, Ministério da Educação – MEC. Programa um computador por aluno preparando para a expansão: lições da experiência piloto brasileira na modalidade um computador por aluno. Relatório 1 do Laboratório de Estudos Cognitivos – LEC//UFRGS, 2010ª.

Coordenadora (06). Coordenadora A: depoimento [Mar.2016]. Entrevistadora: Veridiana de Araújo Sobrinho. Santa Carmem: Escola Municipal Selvino Damian Preve, 2016. Mídia digital 6,24 MB. Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso Perspectivas e desafios na Implantação do Programa Um Computador por Aluno: Um estudo de caso na Escola Municipal Selvino Damian Preve Santa Carmem-MT.

LIMA, A.L. D´Império. TIC na educação no Brasil: o acesso vem avançando. E a aprendizagem? In Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil: TIC Educação 2011. Coordenação executiva e editorial Alexandre F. Barbosa. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2012.

_____MORAN, José. Manuel. Interferências dos meios de comunicação no nosso conhecimento. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 17, n. 2, jul./dez. 1994. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/interf.htm>. Acesso em: 10 jan. 2017.

NASCIMENTO, João Kerginaldo Firmino. Informática aplicada a educação. - Brasília: Universidade de Brasília, 2007.

PACHANE, G. G. O mito da telinha – ou o paradoxo do fascínio da educação mediada pelo computador. Educação temática digital –EDT, Campinas, v. 5, n. 1, 2003. Disponível em:<http://www.fae.unicamp.br/revista/index. php/etd/article/view/1818>. Acesso em: 10 jan. 2017.

PROFESSOR (01). Professor A: depoimento [Mar.2016]. Entrevistadora: Veridiana de Araújo Sobrinho. Santa Carmem: Escola Municipal Selvino Damian Preve, 2016. Mídia digital 622 MB. Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso Perspectivas e desafios na Implantação do Programa Um Computador por Aluno: Um estudo de caso na Escola Municipal Selvino Damian Preve Santa Carmem-MT.

PROFESSOR (02). Professor B: depoimento [Mar.2016]. Entrevistadora: Veridiana de Araújo Sobrinho. Santa Carmem: Escola Municipal Selvino Damian Preve, 2016. Mídia digital 5,91 MB. Entrevista concedida ao trabalho de conclusão de curso Perspectivas e desafios na Implantação do Programa Um Computador por Aluno: Um estudo de caso na Escola Municipal Selvino Damian Preve Santa Carmem-MT

SARIAN, Maristela Cury, 1977 – A injunção ao novo e a repetição do velho: um olhar discursivo ao programa Um Computador por Aluno (PROUCA). Campinas, São Paulo: [s.n.], 2012.

SILVA, Albina Pereira de Pinho, Formação continuada de professores para o PROUCA: analises e processos formativos prescritos, vivenciados e narrados. Porto Alegre, BR-RS, 2014. Acesso em: 26 nov. 2015.

SCHONS, Mariane Maria. O laptop educacional na sala de aula: Movimento de letramento digital nas práticas de leitura e escrita de estudantes do ensino fundamental. Caxias do Sul: 2013.96f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de filosofia e Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2013.

SOBRINHO, Veridiana de Araújo, Condições de armazenamento dos laptops inutilizados 2017. 1 fotografia, color. 4,1cm x 21,46cm.

STRAUB, Sandra Luzia Wrobel, 1965- Política de informática na educação: o discurso Governamental, Campinas, SP: [s.n.], Tese de Doutorado. UNICAMP/Instituto de Linguagem, 2012.

TAJRA, Samya Feitosa. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o Professor na atualidade. 8. ed. rev. e ampl. São Paulo: Érica, 2008.

SOBRINHO, Veridiana de Araújo, Escola Municipal Selvino Damian Preve 2017. 1 fotografia, color. 7,41cm x 18,23cm.

Downloads

Publicado

17-07-2017

Como Citar

Sobrinho, V. de A. (2017). Programa Um Computador Por Aluno (PROUCA) na escola municipal Selvino Damian Preve em Santa Carmem, Mato Grosso. Eventos Pedagógicos, 8(1), 289–305. https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9955