A reflexão crítica para vencer os anseios em sala de aula: impasses do pensamento reflexivo

Autores

  • Luan de Oliveira Zandoná Universidade Federal de Santa Maria
  • Andréa Inês Goldschmidt Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9922

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado das Ciências Biológicas no Ensino Médio II foi realizado no Colégio Estadual Três Mártires, na cidade de Palmeira das Missões – RS. O artigo tem como objetivo despertar de uma nova visão em relação ao ser professor – a reflexão, além de discutir e analisar o contexto de sala de aula,os anseios que perpassam o estagiário e os receios sobre o desenvolvimento da temática evolução. A partir das vivências e as percepçõesdo âmbito escolar, foi realizada uma crítica ao sistema engessado que é habitual e recorrente.

Palavras-chave: ciências biológicas; ensino; estágio; formação inicial; criticidade.

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Biografia do Autor

Luan de Oliveira Zandoná, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Ciências Bilógicas, UFSM

Andréa Inês Goldschmidt, Universidade Federal de Santa Maria

Departameto de Zootecnia e Ciências Biológicas, Professora de Estágio Curricular Supervisionado, Curso Ciências Biológicas

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Publicado

17-07-2017

Como Citar

Zandoná, L. de O., & Goldschmidt, A. I. (2017). A reflexão crítica para vencer os anseios em sala de aula: impasses do pensamento reflexivo. Eventos Pedagógicos, 8(1), 481–506. https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9922