Ressignificando as abordagens de equações do segundo grau: uma raiz negativa, um problema, uma possibilidade
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9924Resumo
Este artigo apresenta uma situação de ensino cujo objetivo foi trabalhar o conteúdo de números complexos, explorado com auxílio da história da matemática e um software, em uma disciplina da Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática, no intuito de ressignificar algumas abordagens importantes. Ao tentar criar um movimento que fizesse os estudantes compreenderem que a Matemática é muito mais que apenas manipular notações e operações aritméticas e algébricas, possibilitamos que fossem desenvolvidas relações e comparações de conjuntos de objetos e de formas espaciais do mundo real e feitas classificações e inferências. Conclui-se, fundamentalmente, que a relação entre conteúdos matemáticos, história da matemática e softwares tem muitas potencialidades para o ensino de conteúdos matemáticos.
Palavras-chave: ensino da matemática; história da matemática; software; números complexos.
Downloads
Referências
BRITTO, A. J.; SANTOS, K. E. S. dos; TEIXEIRA, M. R. G. A história nos planos de ensino de futuros professores de matemática. Horizontes, v. 7, n. 1, p. 115 a 120, jan./jun. 2009.
D’AMBROSIO, U. Uma síntese sociocultural da História da Matemática. 1. ed. São Paulo: PROEM, 2011.
D’AMBROSIO, U. Porque e como ensinar História da Matemática. REMATEC, Natal (RN) Ano 8, n.12, jan./jun., 2013, p. 7-21.
MENDES, I. A. História no ensino da matemática: trajetórias de uma
Epistemologia didática. REMATEC, Natal (RN) Ano 8, n.12, jan./jun., 2013, p. 66-85.
MIGUEL, A. Três Estudos Sobre história. Tese (Doutorado). Unicamp -Campi¬nas, 1993.
SANTOS, R. S.; BASSO, M. V. A. Tecnologias digitais na sala de aula para aprendizagem de conceitos de geometria analítica: manipulações no software GRAFEQ. In: Búrigo, E. Z. A matemática na escola: novos conteúdos, novas abordagens. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012, p. 177-193.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.