Ressignificando as abordagens de equações do segundo grau: uma raiz negativa, um problema, uma possibilidade

Autores

  • Simone Simionato dos Santos Laier
  • Elisangela Dias Brugnera

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9924

Resumo

Este artigo apresenta uma situação de ensino cujo objetivo foi trabalhar o conteúdo de números complexos, explorado com auxílio da história da matemática e um software, em uma disciplina da Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática, no intuito de ressignificar algumas abordagens importantes. Ao tentar criar um movimento que fizesse os estudantes compreenderem que a Matemática é muito mais que apenas manipular notações e operações aritméticas e algébricas, possibilitamos que fossem desenvolvidas relações e comparações de conjuntos de objetos e de formas espaciais do mundo real e feitas classificações e inferências. Conclui-se, fundamentalmente, que a relação entre conteúdos matemáticos, história da matemática e softwares tem muitas potencialidades para o ensino de conteúdos matemáticos.

Palavras-chave: ensino da matemática; história da matemática; software; números complexos.

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Biografia do Autor

  • Simone Simionato dos Santos Laier
    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - REAMEC, na linha de pesquisa Formação de Professores para a Educação em Ciências e Matemática. Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação do Instituto de Educação da UFMT Campus Cuiabá, pela linha de pesquisa Educação em Ciências e Educação Matemática (2014). Atualmente é Professora Assistente da rede Federal pela Universidade Federal de Mato Grosso Campus de Sinop, lotada na área de Matemática/Educação Matemática no Instituto de Ciências Naturais Humanas e Sociais, desde 2011. Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2006/02). Especialista em Gestão da Educação Profissional e Tecnológica com ênfase em Fundamentos da Educação Didática e Docência na Educação Técnica de Nível Médio e Tecnológica, pela UFMT (2008/02), Especialista em Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (2001) e Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática e Física, FACINTER (2011).
  • Elisangela Dias Brugnera
    Doutoranda da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC. Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática, Linha de Pesquisa: Metodologias de ensino de Ciências e Matemática. Mestre em EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de Mato Grosso (2013) , Mestre em Sistemas de Información pela Universidade Autonoma de Asunción (2011), Especialista em MBA-EBusiness pela Universidade de Cuiabá - UNIC (2002), Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel (1999), atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Tecnologias da Educação e sistemas de informação atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias na educação, softwares educativos e sistemas de informação.

Referências

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Publicado

17-07-2017

Como Citar

Ressignificando as abordagens de equações do segundo grau: uma raiz negativa, um problema, uma possibilidade. (2017). Eventos Pedagógicos, 8(1), 534-551. https://doi.org/10.30681/reps.v8i1.9924