v. 6 n. 4 (2015): Desigualdade e diversidade étnico-racial na educação infantil

					Visualizar v. 6 n. 4 (2015): Desigualdade e diversidade étnico-racial na educação infantil

Seção Apresentação: pela professora Tatiane Cosentino Rodrigues, da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos - SP;

Introdução: Cristina Teodoro Trinidad, Cristinne Leus Tomé, Izabela Antônia Petroski e Mayane Riberio Espinosa Ormond;

Seção Artigos: produções dos alunos do 8º semestre de Pedagogia;

Seção Resumos: produções da comunidade em forma de resumos;

Seção Livre: produções da comunidade com a temática "desigualdade e diversidade étnico-racial na educação infantil";

Seção Entrevista: com a Excelentíssima Ministra Nilma Lino Gomes, do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.

Organizadoras: Cristina Teodoro Trinidad e Cristinne Leus Tomé

Data de publicação: 11 de novembro de 2015.

Publicado: 11-11-2015

Expediente

  • Expediente e Sumário

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9755
    Cristinne Leus Tomé
    01-08

Apresentação

  • Desigualdade e diversidade étnico-racial na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9753
    Tatiane Cosentino Rodrigues
    09-11

Introdução

  • Introdução

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9752
    Cristina Teodoro Trinidad, Cristinne Leus Tomé, Izabela Antônia Petroski, Mayane Riberio Espinosa Ormond
    12-21

Seção Artigos

  • Dislexia: dificuldade de aprendizagem e o papel da escola na compreensão e atendimento do aluno com transtorno na linguagem oral e escrita

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9723
    Alaide Lopes da Silva
    22-33
  • O brincar na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9721
    Ana Lúcia Recalde de Andrade
    34-43
  • A Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS no ensino regular: os desafios do professor nos anos iniciais

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9736
    Andréia da Silva
    44-54
  • A influência da religião na educação escolar

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9726
    Cidéli Dias Lucena
    55-65
  • Alfabetização e letramento: métodos e práticas escolares

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9728
    Daniela Martins
    66-76
  • A relação entre cuidar e educar nos espaços de vida coletiva na creche

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9724
    Daniela Regina dos Santos de Oliveira
    77-87
  • O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: potencializador na formação docente dos acadêmicos do Curso de Pedagogia UNEMAT, Sinop - Mato Grosso

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9727
    Danielle Batista Cardoso
    88-99
  • O papel da música na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9720
    Danielle Costa Lorentz
    100-108
  • O papel do professor na reconstrução educacional de jovens e adultos

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9715
    Deise Roque de Oliveira
    109-119
  • Concepções epistemológicas e pedagógicas presentes nas falas de professores da educação básica em uma escola pública de Sinop - Mato Grosso

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9737
    Djordana Cecília Bombarda
    120-129
  • Educação infantil: do cuidar às práticas pedagógicas

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9729
    Franciele da Silva
    141-151
  • Mulheres trabalhadoras do Curso de Pedagogia do Campus Universitário de Sinop: quais desafios encontrados?

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9738
    Erica Carvalho Nunes
    130-140
  • Práticas pedagógicas de matemática no 4º ano do ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9730
    Francineide Alves dos Santos
    152-160
  • Interações e brincadeiras na educação infantil: o lúdico contribuindo com o desenvolvimento das crianças

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9741
    Gesiane Gimenes dos Santos Nogueira
    161-170
  • O rendimento escolar e o capital cultural que estrutura os alunos de Pedagogia na UNEMAT em Sinop

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9714
    Izabela Antônia Petroski
    180-190
  • A tecnologia assistiva: colaborando no aprendizado do aluno com deficiência visual nas instituições públicas de ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9719
    Iolanda Gallo
    171-179
  • A leitura e a escrita na escola: olhar investigativo com crianças do 3º ano

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9742
    José Valdomiro Ribas de Moura
    191-199
  • As relações de ensino e aprendizagem no processo de formação humana na Escola Municipal Professor Jurandir Liberino de Mesquita - Sinop-MT

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9732
    Josiane Cristina Kolbow
    200-210
  • A construção da matriz curricular na perspectiva da educação especial: um estudo em uma escola municipal de educação básica na cidade de Sinop, Mato Grosso

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9740
    Josilene Vasconcelos da Silva Camilo
    211-222
  • Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): um olhar pedagógico

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9733
    Keity Valéria Padovan da Silva
    223-231
  • Retratos da estrutura física escolar e suas implicações no atendimento de crianças da educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9735
    Mayane Ribeiro Espinosa Ormond
    232-242
  • Educação ambiental no cenário da educação infantil: um estudo no Centro Municipal de Educação Infantil Santo Antônio em Sinop - Mato Grosso

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9734
    Midiã Rodrigues Olsen dos Santos
    243-251
  • A criança e o seu desenho: uma construção significativa na idade pré-escolar

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9725
    Rejane Hister
    252-261
  • A interação entre escola e família: desenvolvimento das crianças na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9718
    Sirlene Alkamin Costa
    262-273
  • Educação financeira na infância

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9722
    Sonia Maria Destefani
    274-282
  • A laicidade na educação: conhecendo a história da educação laica no Brasil e observando o pensamento de um professor de Sinop

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9731
    Taciane Gielow
    283-293
  • Educação especial: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Sinop - atividades pedagógicas

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9717
    Vanessa Rodrigues de Lima
    294-304
  • Educação não formal: a atuação do pedagogo no contexto do Centro de Referência de Assistência Social de Sinop - MT

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9716
    Vanuza Tatiani Lourenço
    305-316

Seção Resumos

Seção Livre

  • As representações sociais acerca da criança negra na educação infantil e os mecanismos de discriminação

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9708
    Caroline Felipe Jango Silva
    323-341
  • O MST e a luta ao direito da educação infantil do e no campo: considerações sobre a desigualdade entre campo e cidade a partir da década de 1990

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9709
    Caroline Mari de Oliveira
    342-365
  • Um corpo negado: a importância da educação infantil para a construção e a afirmação da identidade étnico-racial de crianças pré-escolares

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9750
    Cristina Teodoro Trinidad
    366-383
  • Relações étnico-raciais e os cabelos na educação infantil: olhar sobre a perspectiva das crianças

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9711
    Eduarda Souza Gaudio
    384-395
  • Educação Infantil: diversidade racial na creche de Cáceres-MT

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9748
    Eva Batista dos Santos Silva, Ivone Jesus Alexandre
    396-414
  • Educação Infantil e relações raciais: possibilidades metodológicas

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9749
    Ivone Jesus Alexandre
    415-427
  • Positivar a imagem do negro desde a educação infantil: uma experiência no nordeste goiano

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9701
    Jonathas Vilas Boas de Sant'Ana
    428-449
  • Educação na infância e relações étnico-raciais: inquietações, indagações e movimentos de superação

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9747
    Marlene de Araújo
    450-481

Entrevista