Educação ambiental no cenário da educação infantil: um estudo no Centro Municipal de Educação Infantil Santo Antônio em Sinop - Mato Grosso

Visualizações: 8

Autores

  • Midiã Rodrigues Olsen dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9734

Resumo

A pesquisa foi desenvolvida no Centro Municipal de Educação Infantil Santo Antônio, com uma professora regente de sala e crianças na faixa etária de 5 a 6 anos, com o objetivo em observar a prática pedagógica dentro e fora de sala de aula, como também analisar as atitudes e ações da professora e crianças em relação a Educação Ambiental e verificar como a questão socioambiental é trabalhada com as crianças. Optou-se pela pesquisa qualitativa utilizando como técnicas a entrevista semiestruturada, observação e anotação no diário de campo. A pesquisa oportunizou melhor compreender sobre a Educação Ambiental enquanto prática pedagógica na Educação Infantil.

Palavras-chave: Educação infantil; educação ambiental; práticas pedagógicas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FREIRE, Paulo. Educação Como Prática da Liberdade. 19. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

GUIMARÃES, Mauro. A Formação de Educadores Ambientais. Campinas: Papirus, 2004.

MEDINA, Naná Mininni; SANTOS, Elizabeth da Conceição. Educação Ambiental: uma metodologia participativa de formação. Petrópolis: Vozes, 1999.

PENTEADO, Heloísa Dupas. Meio Ambiente e a formação de professores. São Paulo: Cortez, 1997.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Educação Ambiental: natureza, razão e história. Campinas: Autores Associados, 2004.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

REMPEL, Enaide Tereza. Políticas públicas ambientais e seus nexos com a educação: um estudo no município de Sinop. Dissertação de mestrado no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais. São Leopoldo/RS. 183f. 2010.

Downloads

Publicado

11-11-2015

Como Citar

Santos, M. R. O. dos. (2015). Educação ambiental no cenário da educação infantil: um estudo no Centro Municipal de Educação Infantil Santo Antônio em Sinop - Mato Grosso. Eventos Pedagógicos, 6(4), 243–251. https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9734