O MST e a luta ao direito da educação infantil do e no campo: considerações sobre a desigualdade entre campo e cidade a partir da década de 1990

Autores

  • Caroline Mari de Oliveira Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9709

Resumo

Este artigo apresenta considerações sobre a Educação Infantil no e do Campo e a desigualdade de acesso ao direito a esta etapa do ensino nos territórios rurais, a partir da década de 1990. Focalizamos, nossas análises no papel dos do MST enquanto sujeito coletivo impulsionador de produção e transformação da realidade camponesa no Brasil. A partir das análises históricas e dialéticas realizadas, compreendemos que a Educação Infantil destinada às crianças residentes dos territórios rurais, ainda, está em construção e permanece resistente na luta pela implementação e fortalecimento de políticas públicas que garantem a Educação Infantil no e do Campo.

Palavras-chave: Educação do e no campo; educação infantil do e no campo; MST; políticas públicas.

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Biografia do Autor

  • Caroline Mari de Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop

    Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (2013). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Tecnológica América do Sul (2012). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2010). Atuou como Professora mediadora do curso de Pedagogia à Distância do Centro Universitário Cesumar (UNICESUMAR) (de 07/2013 a 12/2014). Professora orientadora do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior, Educação a Distância e Novas Tecnologias e Gestão Educacional na modalidade a distância (UNICESUMAR) (desde 10/2013). Foi Professora do curso de Pedagogia da Faculdade Alvorada de Tecnologia e Educação de Maringá (de 08/2012 a 12/2014). Também atuou como Tutora a distância e orientadora de TCC do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá (de 12/2012 a 01/2015). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão Educacional (GEPPGE CNPq) (desde 2008). Revisora de periódicos da Revista Cadernos de Pedagogia da UFSCar (desde 06/2014). Atua e pesquisa nas áreas de Políticas e Gestão Educacional; Educação do, no e para o Campo; Movimentos Sociais e Educação; Organização da Educação Brasileira; Avaliação da Aprendizagem; EAD e Novas Tecnologias; Metodologia e Técnica de Pesquisa. Tem experiência na Educação Básica; no Ensino Superior e na Pós-Graduação na modalidade presencial e a distância.

    Avaliadora:

    [70800006] - Área de Avaliação: Educação

    [70803013] Política Educacional / [70804028] Métodos e Técnicas de Ensino / [70807035] Educação Rural / [70804036] Tecnologia Educacional

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Publicado

11-11-2015

Como Citar

O MST e a luta ao direito da educação infantil do e no campo: considerações sobre a desigualdade entre campo e cidade a partir da década de 1990. (2015). Eventos Pedagógicos, 6(4), 342-365. https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9709