A construção da matriz curricular na perspectiva da educação especial: um estudo em uma escola municipal de educação básica na cidade de Sinop, Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9740Resumo
Este artigo tem como temática a construção currículo na perspectiva da educação especial: um estudo em uma escola de Educação Básica de Sinop, Mato Grosso. A metodologia adotada foi estudo de caso, com análise na perspectiva qualitativa. Fez-se a observação na escola, campo da pesquisa e análise de documentos que orientam a matriz curricular e a legislação do sistema educacional. Observou-se que o currículo da escola está em construção e aperfeiçoamento, e o Projeto Político Pedagógico, em vigor no ano de 2014, é resultado de uma construção coletiva, com a participação dos professores e gestores.
Palavras-chave: Educação básica; Projeto Político Pedagógico; matriz curricular; educação especial; legislação do sistema educacional.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96). Ministério da Educação, 1996.
______ . Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Secretaria de Educação Especial- MEC/SEESP 2008. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2015.
______ . Resolução N°. 4, de 2 de outubro de 2009. Institui as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, na Modalidade Educação Especial. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2015.
PROFESSORA A. Professora A: depoimento. [30 de Maio. 2014]. Entrevistadora: Josilene Vasconcelos da Silva Camilo trabalho de conclusão de curso A construção da Matriz Curricular na perspectiva da educação especial: um estudo em uma escola de educação básica na cidade de Sinop Mato Grosso.
PROFESSORA B. Professora B: depoimento. [03 de Jun. 2014]. Entrevistadora: Josilene Vasconcelos da Silva Camilo trabalho de conclusão de curso A construção da Matriz Curricular na perspectiva da educação especial: um estudo em uma escola de educação básica na cidade de Sinop Mato Grosso.
PROFESSORA J. Professora J: depoimento. [dia23 de jul. 2014]. Entrevistadora: Josilene Vasconcelos da Silva Camilo trabalho de conclusão de curso A Construção da Matriz Curricular na perspectiva da educação especial: um estudo em uma escola de educação básica na cidade de Sinop Mato Grosso.
SACRISTÁN, J. Gimeno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SCOTTINI, Alfredo. Dicionário escolar da língua Portuguesa. Blumenau: Todo livro Editora, 2009.
______ . Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Secretaria de Educação Especial, MEC/SEESP, 2008.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.