Relações étnico-raciais e os cabelos na educação infantil: olhar sobre a perspectiva das crianças
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9711Resumo
O artigo apresentará um recorte de um estudo de mestrado que investigou as relações sociais entre crianças e com adultos quanto às diferenças étnico-raciais numa instituição de Educação Infantil da Rede Municipal de São José. Nas análises, os modos como as crianças atuam e se colocam as outras crianças expressam a centralidade pela dimensão corporal, sobretudo no que diz respeito aos aspectos físicos que as compõem. Para esse debate, buscamos privilegiar as questões que envolvem os cabelos das meninas e dos meninos que frequentam um espaço de educação infantil pública. Esse aspecto tornou-se imperativo no estudo acerca das relações étnico-raciais, considerando os saberes que as crianças do grupo investigado expressaram acerca dos diferentes tipos de cabelos.
Palavras-chave: Relações étnico-raciais; educação infantil; crianças; cabelos.
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