Concepções epistemológicas e pedagógicas presentes nas falas de professores da educação básica em uma escola pública de Sinop - Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9737Resumo
Este artigo analisou como os pressupostos epistemológicos e as práticas pedagógicas orientam o trabalho de professores na Escola Municipal de Educação Básica Vereador Rodolfo Valter Kunze. A ferramenta utilizada para coleta de dados foi um questionário aberto e observações em sala de aula. Sempre buscando compreender como esses professores realizam seu trabalho e como essa prática tem a ver com pressupostos teórico-metodológicos e filosóficos, explícita ou implicitamente presentes na sua concepção de ensinar e aprender. A pesquisa revelou que há um esforço por parte dos professores para cumprir a tarefa educativa, mas não há evidências do domínio das concepções pedagógicas e epistemológicas como fundamento da prática escolar.
Palavras-chave: Educação básica; práticas epistemológicas e pedagógicas do corpo docente; escola pública.
Downloads
Referências
BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
______ . Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
______ . Pedagogia do oprimido. 50. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 18. ed. São Paulo: Loyola, 2002.
PIAGET, Jean. A epistemologia genética: sabedoria e ilusões da filosofia; problemas de psicologia genética. Trad. Nathanael C. Caixeiro, Zilda Abujamra Daeir e Célia E. A. Di Piero. São Paulo: Abril, 1978.
PROFESSORA A. Professora A: depoimento. [maio de 2015]. Entrevistadora: Djordana Cecília Bombarda. 1 questionário transcrito para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado: As concepções epistemológicas e pedagógicas presentes nas falas de professores da Educação Básica em uma escola pública de Sinop - MT.
PROFESSORA B. Professora B: depoimento. [maio de 2015]. Entrevistadora: Djordana Cecília Bombarda. 1 questionário transcrito para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado: As concepções epistemológicas e pedagógicas presentes nas falas de professores da Educação Básica em uma escola pública de Sinop - MT.
PROFESSOR H. Professor H: depoimento. [maio de 2015]. Entrevistadora: Djordana Cecília Bombarda. 1 questionário transcrito para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado: As concepções epistemológicas e pedagógicas presentes nas falas de professores da Educação Básica em uma escola pública de Sinop - MT.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.
SEMERARO, Giovanni. Saber fazer Filosofia: o pensamento moderno. Aparecida: Ideias e Letras, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.