Alfabetização e letramento: métodos e práticas escolares

Autores

  • Daniela Martins

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9728

Resumo

Este artigo que tem por objetivo analisar e compreender sobre qual perspectiva metodológica ocorrem as práticas pedagógicas no processo de alfabetização. O estudo foi feito em um espaço escolar, com crianças e profissionais do 2º ano de alfabetização, utilizando-se como metodologia a pesquisa qualitativa. Foram realizadas entrevistas e observações e os resultados demonstraram que os métodos e práticas de alfabetização são da escolha de cada professor; o currículo não atende as especificidades dos alunos; e o processo de alfabetização e letramento não valoriza os conhecimentos prévios dos alunos, e os saberes adquiridos na Universidade, não se concretizam em ações continuadas para aprendizagem das crianças.

Palavras-chave: Educação básica; alfabetização; métodos e práticas escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Martins

Graduado em: Pedagogia

Referências

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999.

MOLL, Jaqueline. Alfabetização é Possível: reinventando o ensinar e o aprender. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 1996.

MATO GROSSO. Secretaria de Estado e Educação. Escola Ciclada de Mato Grosso: novos tempos e escolas para ensinar – aprender a sentir, ser e fazer. 2. ed. Cuiabá: Seduc. 2001.

PROFESSORA A. Professora A: depoimento. [02. Dez. 2014]. Entrevistadora: Daniela Martins. Sinop, MT, 2015. Áudio 24min: 10seg. Entrevista realizada para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Alfabetização e Letramento.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

Downloads

Publicado

11-11-2015

Como Citar

Martins, D. (2015). Alfabetização e letramento: métodos e práticas escolares. Eventos Pedagógicos, 6(4), 66–76. https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9728