Alfabetização e letramento: métodos e práticas escolares

Autores

  • Daniela Martins

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9728

Resumo

Este artigo que tem por objetivo analisar e compreender sobre qual perspectiva metodológica ocorrem as práticas pedagógicas no processo de alfabetização. O estudo foi feito em um espaço escolar, com crianças e profissionais do 2º ano de alfabetização, utilizando-se como metodologia a pesquisa qualitativa. Foram realizadas entrevistas e observações e os resultados demonstraram que os métodos e práticas de alfabetização são da escolha de cada professor; o currículo não atende as especificidades dos alunos; e o processo de alfabetização e letramento não valoriza os conhecimentos prévios dos alunos, e os saberes adquiridos na Universidade, não se concretizam em ações continuadas para aprendizagem das crianças.

Palavras-chave: Educação básica; alfabetização; métodos e práticas escolares.

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Biografia do Autor

  • Daniela Martins
    Graduado em: Pedagogia

Referências

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Publicado

11-11-2015

Como Citar

Alfabetização e letramento: métodos e práticas escolares. (2015). Eventos Pedagógicos, 6(4), 66-76. https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9728