Alfabetização e letramento: métodos e práticas escolares
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9728Resumo
Este artigo que tem por objetivo analisar e compreender sobre qual perspectiva metodológica ocorrem as práticas pedagógicas no processo de alfabetização. O estudo foi feito em um espaço escolar, com crianças e profissionais do 2º ano de alfabetização, utilizando-se como metodologia a pesquisa qualitativa. Foram realizadas entrevistas e observações e os resultados demonstraram que os métodos e práticas de alfabetização são da escolha de cada professor; o currículo não atende as especificidades dos alunos; e o processo de alfabetização e letramento não valoriza os conhecimentos prévios dos alunos, e os saberes adquiridos na Universidade, não se concretizam em ações continuadas para aprendizagem das crianças.
Palavras-chave: Educação básica; alfabetização; métodos e práticas escolares.
Downloads
Referências
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999.
MOLL, Jaqueline. Alfabetização é Possível: reinventando o ensinar e o aprender. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 1996.
MATO GROSSO. Secretaria de Estado e Educação. Escola Ciclada de Mato Grosso: novos tempos e escolas para ensinar – aprender a sentir, ser e fazer. 2. ed. Cuiabá: Seduc. 2001.
PROFESSORA A. Professora A: depoimento. [02. Dez. 2014]. Entrevistadora: Daniela Martins. Sinop, MT, 2015. Áudio 24min: 10seg. Entrevista realizada para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Alfabetização e Letramento.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.