A interação entre escola e família: desenvolvimento das crianças na educação infantil

Autores

  • Sirlene Alkamin Costa UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9718

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo a compreensão da organização familiar no processo de desenvolvimento da criança na educação infantil. As investigações possibilitaram conhecer e compreender as relações familiares e seu reflexo no desenvolvimento da criança. Realizou-se análise de referencial teórico, pesquisa de campo, com abordagem qualitativa observações descritivas e entrevistas. Concluiu-se que uma criança precisa do acompanhamento dos adultos e educadores e que não basta à participação dos pais nos momentos de festividades é necessário viver com seus filhos o espaço escolar, como um local que preserva, cuida e alicerça os fazeres da infância enquanto tempo de vida.

Palavras-chave: Educação infantil; desenvolvimento da criança; famílias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AYRES, Sonia Nunes. Educação Infantil: teorias e práticas para uma proposta pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2012.

BASSEDAS, Eulália; HUGUET Teresa; SOLÉ Isabel. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Assessoria de Comunicação Social. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei8069_02.pdf>. Acesso em: 15 out. 2014.

______ . Ministério da Educação. Legislação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Lei 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Casa Civil: subchefia para assuntos jurídicos, Brasília, DF, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 17 set. 2013. p. única.

______ . Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Brasília, DF, 2006. Vol. 2 il. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparqualvol1.pdf>. Acesso em: 15 out. 2014.

______ . Ministério da Educação. Secretária de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Vol. 1. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

Disponível em: < http://www.oei.es/inicial/curriculum/rcnei_brasil1.pdf>. Acesso em 15 out. 2014.

COORDENADORA A. Coordenadora A: depoimento. [05 de novembro. 2014]. Entrevistadora: Sirlene Alkamin Costa. Sinop, 2014. 1 Questionário transcrito para elaboração do trabalho de Conclusão de Curso intitulado A Interação entre Escola e Família, desenvolvimento das crianças na educação infantil.

DIRETORA I. Diretora I: depoimento. [05 de novembro. 2014]. Entrevistadora: Sirlene Alkamin Costa. Sinop, 2014. 1 Questionário transcrito para elaboração do trabalho de Conclusão de Curso intitulado A Interação entre Escola e Família, desenvolvimento das crianças na educação infantil.

FREIRE, Paulo. Professora sim tia não. São Paulo: Editora Olho d’Água, 1997.

KALOUSTIAN, S. M. (Org.) Família brasileira: a base de tudo. São Paulo: Cortez, 1988.

MÃE A. Mãe A: depoimento. [07 de novembro. 2014]. Entrevistadora: Sirlene Alkamin Costa. Sinop, 2014. 1 Questionário transcrito para elaboração do trabalho de Conclusão de Curso intitulado A Interação entre Escola e Família, desenvolvimento das crianças na educação infantil.

MÃE B. Mãe B: depoimento. [08 de novembro. 2014]. Entrevistadora: Sirlene Alkamin Costa. Sinop, 2014. 1 Questionário transcrito para elaboração do trabalho de Conclusão de Curso intitulado A Interação entre Escola e Família, desenvolvimento das crianças na educação infantil.

MÃE C. Mãe C: depoimento. [05 de março. 2015]. Entrevistadora: Sirlene Alkamin Costa. Sinop, 2015. 1 Questionário transcrito para elaboração do trabalho de Conclusão de Curso intitulado A Interação entre Escola e Família, desenvolvimento das crianças na educação infantil.

PROFESSORA A. Professora A: depoimento. [07 de novembro. 2014]. Entrevistadora: Sirlene Alkamin Costa. Sinop, 2014. 1 Questionário transcrito para elaboração do trabalho de Conclusão de Curso intitulado A Interação entre Escola e Família, desenvolvimento das crianças na educação infantil.

PROFESSORA B. Professora B: depoimento. [07 de novembro. 2014]. Entrevistadora: Sirlene Alkamin Costa. Sinop, 2014. 1 Questionário transcrito para elaboração do trabalho de Conclusão de Curso intitulado A Interação entre Escola e Família, desenvolvimento das crianças na educação infantil.

PROFESSORA C. Professora C: depoimento. [07 de novembro. 2014]. Entrevistadora: Sirlene Alkamin Costa. Sinop, 2014. 1 Questionário transcrito para elaboração do trabalho de Conclusão de Curso intitulado A Interação entre Escola e Família, desenvolvimento das crianças na educação infantil.

SINOP. Secretaria Municipal da Educação. Creche Municipal São Cristovão. Projeto Político Pedagógico. Sinop, 2013.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. 7. ed. São Paulo: Libertad, 1989.

Downloads

Publicado

11-11-2015

Como Citar

Costa, S. A. (2015). A interação entre escola e família: desenvolvimento das crianças na educação infantil. Eventos Pedagógicos, 6(4), 262–273. https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9718