Dislexia: dificuldade de aprendizagem e o papel da escola na compreensão e atendimento do aluno com transtorno na linguagem oral e escrita
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9723Resumo
A dislexia é considerada um distúrbio específico da linguagem, que tem como característica principal a dificuldade da decodificação ou compreensão de palavras. A pesquisa foi de caráter qualitativo do tipo observação-participante. Seu propósito foi desvelar o papel da escola na compreensão e atendimento do aluno disléxico, com o intuito de analisar os diferentes tipos de dislexia, suas características e quais as estratégias utilizadas pelos professores com alunos disléxicos. O principal autor consultado foi Antonio Manoel Pamplona Morais e a escola-campo foi a Escola Municipal de Educação Básica Aleixo Schenatto, município de Sinop - Mato Grosso.
Palavras-chave: Dislexia; dificuldade de aprendizagem; Antonio Manoel Pamplona Morais.
Downloads
Referências
BARBOSA, Laura Monte Serrar. A psicopedagogia no âmbito da instituição escolar. Curitiba: Expoente, 2001.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01>. Acesso em: 10 maio 2015.
LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 20/12/1996. Artigo12 inciso V. Disponível em: . Acesso em: 10 maio 2015.
MORAIS, Antonio Manoel Pamplona. Distúrbios de aprendizagem: uma abordagem psicopedagógica. 12. ed. São Paulo: EDICON, 2006.
MEC. Legislação superior. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/superior/legisla_superior_const.pdf> Acesso em: 17 maio 2015.
PROFESSORA B. Professora B: depoimento. [Maio de 2015]. Entrevistadora Alaíde Lopes da Silva, Sinop, MT, 2015.
PROFESSORA C. Professora C: depoimento. [Abril de 2015]. Entrevistadora Alaide Lopes da Silva, Sinop, MT, 2015.
SILVA, Alaide Lopes da. Diário de Campo: anotações da pesquisa sobre Dislexia dificuldade de aprendizagem na EMEB. Aleixo Schenatto. 2015.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.