Dislexia: dificuldade de aprendizagem e o papel da escola na compreensão e atendimento do aluno com transtorno na linguagem oral e escrita

Autores

  • Alaide Lopes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9723

Resumo

A dislexia é considerada um distúrbio específico da linguagem, que tem como característica principal a dificuldade da decodificação ou compreensão de palavras. A pesquisa foi de caráter qualitativo do tipo observação-participante. Seu propósito foi desvelar o papel da escola na compreensão e atendimento do aluno disléxico, com o intuito de analisar os diferentes tipos de dislexia, suas características e quais as estratégias utilizadas pelos professores com alunos disléxicos. O principal autor consultado foi Antonio Manoel Pamplona Morais e a escola-campo foi a Escola Municipal de Educação Básica Aleixo Schenatto, município de Sinop - Mato Grosso.

Palavras-chave: Dislexia; dificuldade de aprendizagem; Antonio Manoel Pamplona Morais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alaide Lopes da Silva
    Graduanda em:  Pedagogia pela  UNEMAT - Universidade Estadual do Mato Grosso - Sinop-MT

Referências

BARBOSA, Laura Monte Serrar. A psicopedagogia no âmbito da instituição escolar. Curitiba: Expoente, 2001.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01>. Acesso em: 10 maio 2015.

LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 20/12/1996. Artigo12 inciso V. Disponível em: . Acesso em: 10 maio 2015.

MORAIS, Antonio Manoel Pamplona. Distúrbios de aprendizagem: uma abordagem psicopedagógica. 12. ed. São Paulo: EDICON, 2006.

MEC. Legislação superior. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/superior/legisla_superior_const.pdf> Acesso em: 17 maio 2015.

PROFESSORA B. Professora B: depoimento. [Maio de 2015]. Entrevistadora Alaíde Lopes da Silva, Sinop, MT, 2015.

PROFESSORA C. Professora C: depoimento. [Abril de 2015]. Entrevistadora Alaide Lopes da Silva, Sinop, MT, 2015.

SILVA, Alaide Lopes da. Diário de Campo: anotações da pesquisa sobre Dislexia dificuldade de aprendizagem na EMEB. Aleixo Schenatto. 2015.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2012.

Downloads

Publicado

11-11-2015

Como Citar

Dislexia: dificuldade de aprendizagem e o papel da escola na compreensão e atendimento do aluno com transtorno na linguagem oral e escrita. (2015). Eventos Pedagógicos, 6(4), 22-33. https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9723