O papel da música na educação infantil

Autores

  • Danielle Costa Lorentz

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9720

Resumo

Este artigo apresenta a importância da música para as crianças da Educação Infantil, visando o seu desenvolvimento nas práticas pedagógicas. O objetivo é verificar como acontecem as práticas pedagógicas na Educação Infantil no que se refere a musicalidade, de que forma é utilizada na escola e como está inserida no planejamento do professor. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e coleta de dados, através de observação e questionário. Conclui-se que a música na Educação Infantil colabora para a formação integral da criança, pois a partir dela se tem um acesso ao mundo lúdico e interativo, onde as crianças se expressam e criam a sua própria apresentação do mundo.

Palavras-chave: Educação infantil; música; práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. 3v.: il. Brasília, DF: MEC, 1998. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf>. Acesso em: 22 maio 2014.

BRÉSCIA, V. L. P. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.

BUENO, Roberto. Pedagogia da Música. V. 1. Jundiaí: Keyboard, 2011.

DINIZ, Lélia N.; BEN, Luciana del. Música na Educação Infantil: um mapeamento das práticas e necessidades de professoras da rede municipal de Ensino de Porto Alegre. Revista ABEM, n. 15, set. 2006. Disponível em: < http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista15/revista15_artigo3.pdf>. Acesso em: 12 maio 2015.

PROFESSORA M.. Professora M.: depoimento. [02 de Abril. 2015]. Entrevistadora: Danielle Costa Lorentz. Sinop, 2015. 1 questionário trasncrito para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso institulado: O Papel da Música na Educação Infantil.

SOUZA, Jusamara et al. O que faz a música na escola? Concepções e vivências de professores do ensino fundamental. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UFRGS, 2002.

Downloads

Publicado

11-11-2015

Como Citar

Lorentz, D. C. (2015). O papel da música na educação infantil. Eventos Pedagógicos, 6(4), 100–108. https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9720