Retratos da estrutura física escolar e suas implicações no atendimento de crianças da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9735Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma investigação realizada no Centro Municipal de Educação Infantil Pequeno Príncipe no município de Sinop - Mato Grosso. O objetivo desta pesquisa foi analisar a estrutura física da escola que funciona em um prédio alugado buscando examinar a organização do espaço físico escolar e as dificuldades encontradas pela instituição em oferecer um atendimento seguro para estas crianças. Conclui-se que a instituição citada apresenta um ambiente de limitações para crianças e professores, com salas de aula pequenas para desenvolver as atividades essenciais para o desenvolvimento intelectual das crianças.
Palavras-chave: Educação infantil; estrutura física da escola; atendimento das crianças.
Downloads
Referências
FARIA, Ana Lucia Goulart de. O espaço físico como um dos elementos fundamentais para uma pedagogia da educação infantil. In: FARIA, Ana Lucia Goulart de; PALHARES, M. (Org.). Educação infantil pós LDB. Campinas: Autores Associados, 2000. p. 67-97.
FRAGO, Antonio Viñao; ESCOLANO, Agustín. Currículo Espaço e Subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
KUHLMANN JR, Moysés. Infância e Educação: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Educação Infantil. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. v.1 e 2, Brasília-DF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/busca-geral/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12579-educacao-infantil>. Acesso em: 24 abr. 2014.
Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Básica. Educação Infantil. Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/miolo_infraestr.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2014.
PASCHOAL, Jaqueline Delgado; MACHADO, Maria Cristina Gomes. A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 33, p.78-95, março. 2009. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/33/art05_33.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2014.
RUIZ, Jucilene de Souza. O surgimento da creche: uma construção social e histórica. Santa Catarina, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.