As representações sociais acerca da criança negra na educação infantil e os mecanismos de discriminação
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9708Resumo
Neste artigo propomos uma reflexão a partir de uma pesquisa sobre as representações sociais acerca das crianças negras na educação infantil e os mecanismos de discriminação racial existentes nesta instituição. Com a discussão dos resultados deste estudo, que analisou como os educadores abordam a questão da diversidade étnico-racial em sua prática pedagógica e como resolvem os possíveis conflitos advindos dessa diversidade, buscamos provocar no leitor uma reflexão crítica acerca das relações raciais e suas implicações na escola, objetivando destituir das práticas sociais e pedagógicas os elementos trazidos pelo mito da democracia racial e ideal de branqueamento.
Palavras-chave: Educação; psicologia social; racismo; crianças negras; representação social.
Downloads
Referências
CAVALLEIRO, Eliane. Do Silêncio do Lar ao Silêncio Escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo: Contexto, 2003.
CERQUEIRA, Valdimira S. A Construção da auto-estima da criança negra no cotidiano escolar. In: OLIVEIRA, Iolanda et. al. (Orgs). Negro e educação: escola, identidades, cultura e políticas públicas. São Paulo: Ação Educativa, ANPEd, 2005.
FARIA, Ana Lúcia. Políticas de regulação, pesquisa e pedagogia na educação infantil, primeira etapa da educação básica. Educ. Soc., v. 26, n. 92. Campinas, 2005.
GOMES, Nilma L. A mulher negra que vi de perto. Belo Horizonte: Maza edições, 1995.
KRAMER, Sônia. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. São Paulo: Cortez, 1995
OLIVEIRA, Fátima. Ser negro no Brasil: alcances e limites. Estud. av., v. 18, n. 50, p.57-60. jan. /abr. 2004,
PRADO, Patrícia. As crianças pequenininhas produzem cultura? Considerações sobre educação e cultura infantil em creche. Pro-posições, n. 28, p. 110-118, 1999.
MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: investigações em psicologia social. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
SILVA, Caroline. As Representações Sociais Acerca da Criança Negra na Educação Infantil: mecanismos de discriminação. Campinas: [s.n], 2008.
SILVA, Claudilene. A questão étnico-racial na sala de aula: a percepção das professoras negras. In: OLIVEIRA, Iolanda et. al. (Orgs). Negro e Educação 4: linguagens, resistências e políticas públicas. São Paulo: Ação Educativa; AMPED, 2007. p. 153-170
SILVA, P. B. G. e. Cultura negra e experiências educativas. In: MELO, Regina; COELHO, Rita (Orgs.). Educação e discriminação dos negros. Belo Horizonte, IRHJP, 1988. p. 53-58.
SILVA, Tomaz. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
SOUZA, Yvone. Crianças Negras: deixei meu coração embaixo da carteira. Porto Alegre: Mediação, 2005.
VALENTE, Ana Lúcia. Ação afirmativa, relações raciais e educação básica. Revista Brasileira de Educação, n. 28, p. 62-76, 2005.
VASCONCELOS, Iara. História e Políticas de Educação Infantil. In: FAZOLO, Eliane et. al. Educação Infantil em curso. Rio de Janeiro: Ravil, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.