As representações sociais acerca da criança negra na educação infantil e os mecanismos de discriminação

Autores

  • Caroline Felipe Jango Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9708

Resumo

Neste artigo propomos uma reflexão a partir de uma pesquisa sobre as representações sociais acerca das crianças negras na educação infantil e os mecanismos de discriminação racial existentes nesta instituição. Com a discussão dos resultados deste estudo, que analisou como os educadores abordam a questão da diversidade étnico-racial em sua prática pedagógica e como resolvem os possíveis conflitos advindos dessa diversidade, buscamos provocar no leitor uma reflexão crítica acerca das relações raciais e suas implicações na escola, objetivando destituir das práticas sociais e pedagógicas os elementos trazidos pelo mito da democracia racial e ideal de branqueamento.

Palavras-chave: Educação; psicologia social; racismo; crianças negras; representação social.

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Biografia do Autor

Caroline Felipe Jango Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2008) é pós-graduada em Gestão de Negócios pelo SENAC - Campinas (2010), possui Mestrado em Educação (2012), também pela UNICAMP e atualmente cursa Doutorado em Educação na mesma instituição. Atua como Diretora Adjunta de Desenvolvimento Comunitário na Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. É membro do grupo de pesquisa DiS (Diferenças e Subjetividades na Educação - Unicamp) desde 2006. Atua principalmente nos seguintes temas: Representação Social, Escola, Preconceito Racial, formação de professor e História da Africa.

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Publicado

11-11-2015

Como Citar

Silva, C. F. J. (2015). As representações sociais acerca da criança negra na educação infantil e os mecanismos de discriminação. Eventos Pedagógicos, 6(4), 323–341. https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9708