Educação Infantil: diversidade racial na creche de Cáceres-MT
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9748Resumo
Analisou-se nesta pesquisa a importância do ensino sobre a diversidade racial para com crianças de 03 a 05 anos da Educação Infantil em uma creche localizada na periferia de Cáceres, Estado de Mato Grosso. Buscou-se compreender como os professores tratam as crianças negras na sala de aula e verificar como os brinquedos, contos, músicas, peças de teatros, fantoches podem contribuir para a prática pedagógica no trato com as diferenças raciais. A abordagem metodológica foi através da pesquisa-ação por meio de observação participante e oficinas. Concluiu-se que as atividades lúdicas vivenciadas melhoram a autoestima das crianças negras e atendem a Lei 10.639/03.
Palavras-chave: Educação infantil; relações raciais; creche; Lei 10.639/03.
Downloads
Referências
ALEXANDRE, Ivone J. Relações raciais: o explícito e o implícito nas interações entre alunos em uma escola pública. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2006.
______ . Relações Raciais: um estudo com alunos, pais e professores. Cuiabá: AdUFMT, 2010.
ARIÈS, P. História Social da Criança e da Família. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J.C. A reprodução, elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis: Vozes, 2008.
BRASIL. LDB – Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional. Lei 9.394 de 20 de Dezembro de 1996.
______ . Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à educação. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. 2006.
______ . Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: 2003.
______ . Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. v. 1: Introdução. Brasília: MEC/SEF, 1998.
______ . Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1998.
CAVALLEIRO, E. Do Silêncio do Lar ao Silêncio Escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo: Contexto, 2000.
FREIRE, P. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GOMES, N. L.. Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
GONÇALVES, L. A. O silêncio: um ritual pedagógico a favor da discriminação. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1985.
GRANDO, B. S. Corporeidade em Relações de Fronteiras Étnicas e Culturais em Mato Grosso: corpo, educação e sociedade. Projeto de Pesquisa. PRPPG/Universidade do Estado de Mato Grosso. Cáceres-MT, 2005.
LARA, L. M. As danças no candomblé: corpo, rito e educação. Maringá: Eduem, 2008.
LEITE, M. M. O óbvio e o contraditório da roda. In: PRIORE, Mary Del (Org). História da Criança no Brasil. São Paulo: Contexto, 1996. p. 98-111.
MUNANGA, K. Superando o Racismo na Escola. Brasília: Ministério da Educação, 2008.
MUNANGA, K.; GOMES, N. L. O negro no Brasil de hoje. São Paulo : Global, 2005.
THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo: Cortez Editora, 2005.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.