Educação Infantil: diversidade racial na creche de Cáceres-MT

Autores

  • Eva Batista dos Santos Silva
  • Ivone Jesus Alexandre Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9748

Resumo

Analisou-se nesta pesquisa a importância do ensino sobre a diversidade racial para com crianças de 03 a 05 anos da Educação Infantil em uma creche localizada na periferia de Cáceres, Estado de Mato Grosso. Buscou-se compreender como os professores tratam as crianças negras na sala de aula e verificar como os brinquedos, contos, músicas, peças de teatros, fantoches podem contribuir para a prática pedagógica no trato com as diferenças raciais. A abordagem metodológica foi através da pesquisa-ação por meio de observação participante e oficinas. Concluiu-se que as atividades lúdicas vivenciadas melhoram a autoestima das crianças negras e atendem a Lei 10.639/03.

Palavras-chave: Educação infantil; relações raciais; creche; Lei 10.639/03.

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Publicado

11-11-2015

Como Citar

Silva, E. B. dos S., & Alexandre, I. J. (2015). Educação Infantil: diversidade racial na creche de Cáceres-MT. Eventos Pedagógicos, 6(4), 396–414. https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9748

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