Práticas pedagógicas de matemática no 4º ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9730Resumo
Este artigo busca refletir sobre as Práticas Pedagógicas de Matemática, no 4º Ano do Ensino Fundamental. A pesquisa, de caráter qualitativo, caracterizada como estudo de caso, objetivou verificar as percepções das crianças com relação ao uso da matemática na sala de aula e no contexto social para, assim, compreender a sua importância no desenvolvimento da aprendizagem. O estudo incita discussões acerca de se trabalhara matemática além da sala de aula, contextualizando os números no cotidiano da criança, para que ela vivencie a matemática na prática corriqueira do dia a dia. Sujeitos da pesquisa: alunos, professora da turma e coordenadora da escola.
Palavras-chave: Ensino fundamental; matemática; práticas pedagógicas; método; professor/aluno.
Downloads
Referências
BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP. 1999.
CAJUEIRO, Roberta Liana Pimentel. Manual para Elaboração de Projetos Acadêmicos: guia prático do estudante. Petrópolis: Vozes, 2012.
CARVALHO, Dione Lucchesi de. Metodologia do Ensino da Matemática. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez, 1994.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996.
LIMA, E. C. A. S. A Utilização do Jogo na Pré-Escola Série Idéias n. 10. São Paulo: FDE, 1992.
PROFESSORA A. Professora A: depoimento. [Outubro 2013]. Entrevistadora: Francineide Alves dos Santos. Sinop, MT, 2014. Questionário. Entrevista concebida para Trabalho de Conclusão de Curso Práticas Pedagógicas de Matemática no 4º ano do Ensino Fundamental.
PROFESSORA B. Professora B: depoimento. [Outubro 2013]. Entrevistadora: Francineide Alves dos Santos. Sinop, MT, 2014. Questionário. Entrevista concebida para Trabalho de Conclusão de Curso Práticas Pedagógicas de Matemática no 4º ano do Ensino Fundamental.
SMOLE, Kátia Steocco; DINIZ, Maria Ignez (Org.). Ler escrever e resolver problemas habilidades básica para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.
TOLEDO, Marília;TOLEDO Mauro. Didática da Matemática: como dois e dois – a construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997.
VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.