Práticas pedagógicas de matemática no 4º ano do ensino fundamental

Autores

  • Francineide Alves dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9730

Resumo

Este artigo busca refletir sobre as Práticas Pedagógicas de Matemática, no 4º Ano do Ensino Fundamental. A pesquisa, de caráter qualitativo, caracterizada como estudo de caso, objetivou verificar as percepções das crianças com relação ao uso da matemática na sala de aula e no contexto social para, assim, compreender a sua importância no desenvolvimento da aprendizagem. O estudo incita discussões acerca de se trabalhara matemática além da sala de aula, contextualizando os números no cotidiano da criança, para que ela vivencie a matemática na prática corriqueira do dia a dia. Sujeitos da pesquisa: alunos, professora da turma e coordenadora da escola.

Palavras-chave: Ensino fundamental; matemática; práticas pedagógicas; método; professor/aluno.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP. 1999.

CAJUEIRO, Roberta Liana Pimentel. Manual para Elaboração de Projetos Acadêmicos: guia prático do estudante. Petrópolis: Vozes, 2012.

CARVALHO, Dione Lucchesi de. Metodologia do Ensino da Matemática. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez, 1994.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996.

LIMA, E. C. A. S. A Utilização do Jogo na Pré-Escola Série Idéias n. 10. São Paulo: FDE, 1992.

PROFESSORA A. Professora A: depoimento. [Outubro 2013]. Entrevistadora: Francineide Alves dos Santos. Sinop, MT, 2014. Questionário. Entrevista concebida para Trabalho de Conclusão de Curso Práticas Pedagógicas de Matemática no 4º ano do Ensino Fundamental.

PROFESSORA B. Professora B: depoimento. [Outubro 2013]. Entrevistadora: Francineide Alves dos Santos. Sinop, MT, 2014. Questionário. Entrevista concebida para Trabalho de Conclusão de Curso Práticas Pedagógicas de Matemática no 4º ano do Ensino Fundamental.

SMOLE, Kátia Steocco; DINIZ, Maria Ignez (Org.). Ler escrever e resolver problemas habilidades básica para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.

TOLEDO, Marília;TOLEDO Mauro. Didática da Matemática: como dois e dois – a construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997.

VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

11-11-2015

Como Citar

Práticas pedagógicas de matemática no 4º ano do ensino fundamental. (2015). Eventos Pedagógicos, 6(4), 152-160. https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9730