Positivar a imagem do negro desde a educação infantil: uma experiência no nordeste goiano
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9701Resumo
O objetivo do presente artigo é evidenciar a necessidade de estratégias para a positivação da imagem do negro desde a Educação Infantil. Para tanto, faz-se contextualização e problematização teórico-prática de um projeto em educação das relações étnico-raciais realizada pelo autor no nordeste goiano durante o período de Estágio Supervisionado no ano de 2014. Na análise desta experiência destacam-se potenciais e dificuldades, levando a repensar a educação escolar para que o trabalho com esta questão tenha centralidade no ato educativo e alinhe-se a uma pedagogia complexa e antirracista nesta região e na sociedade brasileira.
Palavras-chave: Imagem; educação das relações étnico-raciais; nordeste goiano; estágio supervisionado; educação infantil; antirracismo.
Downloads
Referências
ABRAMOWICZ, Anete; OLIVEIRA, Fabiana de; RODRIGUES, Tatiane Cosentino. A criança, uma criança e negra. In: ABRAMOWICZ, Anete; GOMES, Nilma Lino (Org.). Educação e raça: perspectivas políticas, pedagógicas e estéticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
ANJOS, Rafael Sanzio Araújo dos. A geografia, a África e os negros brasileiros. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. 2. ed. Brasília: MEC/SECADI, 2005.
AUGUSTO, Silvana de Oliveira. A experiência de aprender na educação infantil. Salto para o Futuro. Ano XXIII. Boletim 9. Junho 2013.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
______ . Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
______ . Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil. Brasília: MEC/SECADI, UFSCar, 2014.
CANDAU, Vera Maria. Construir ecossistemas educativos – reinventar a escola. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Reinventar a escola. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010a.
______ . Interculturalidade e educação. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Reinventar a escola. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010b.
______ . Cotidiano escolar e cultura (s). In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Reinventar a escola. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010c.
CAVALLEIRO, Eliane. Educação anti-racista: compromisso indispensável para um mundo melhor. In: CAVALLEIRO, Eliane (Org.). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001.
GARCIA, Alexandra; LOBO, Renata Araujo. Currículos oficiais e currículos praticados: a diversidade vai à escola? In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; SGARB, Paulo. Redes culturais, diversidades e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
HERMANN, Nadja. Ética e estética: a relação quase esquecida. Porto Alegre: EDIPCRS, 2005.
IBGE. Goiás: Monte Alegre de Goiás: censo demográfico 2010: resultados do universo – características da população e dos domicílios. IBGE, 2010a. Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=521350&idtema=67&search=goias|monte-alegre-de-goias|censo-demografico-2010:-resultados-do-universo-caracteristicas-da-populacao-e-dos-domicilios->. Acesso em: 09 abr. 2014.
LIMA, Heloisa Pires. Personagens negros: um breve perfil na literatura infanto-juvenil. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. 2. ed. Brasília: MEC/SECADI, 2005.
LOPES, Cristiane Rosa; SANT’ANA, Jonathas Vilas Boas de. A invisibilidade do negro nos produtos culturais e a formação de um imaginário social racista. In: Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão da UEG, 1., 2014, Pirenópolis. Anais... Pirenópolis: Universidade Estadual de Goiás, 2014a. CD.
LOPES, Cristiane Rosa; SANT’ANA, Jonathas Vilas Boas de. A imagem do negro em produtos de beleza e a estética do racismo. In: Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG Câmpus Campos Belos, 2., 2014, Campos Belos. Anais... Campos Belos: Universidade Estadual de Goiás Câmpus de Campos Belos, 2014b.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 8. reimpressão. São Paulo: EPU, 2004.
MAURA, Antonia Puyol; RAMIRES, Núria Lorenzo. Aprendizagem autônoma em educação infantil. In: SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; RAJADELL PUIGGRÓS, Núria (Org.). Didática e formação de professores: perspectivas e inovações. Goiânia: CEPED: PUC Goiás, 2012.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. Trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. Brasília, DF: UNESCO, 2001.
MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. 2. ed. Brasília: MEC/SECADI, 2005.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
REGO SANTOS, Ronivaldo de Oliveira. Nietzsche e a infância. REVELLI – Revista de Educação, Linguagem e Literatura de Inhumas, Inhumas, GO, v. 6, n.1, p. 1-12, mar. 2014.
ROMÃO, Jeruse. O educador, a educação e a construção de uma auto-estima positiva no educando negro. In: CAVALLEIRO, Eliane (Org.). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001.
SANT’ANA, Jonathas Vilas Boas de. A representação da pessoa negra em imagens de comércios do nordeste goiano. Revista Urutaguá (online), n. 31, nov. 2014/abr. 2015, p. 41-54, 2015.
SILVA, Eronildo Josué da. Lei nº 10.639/03: obrigatoriedade e possibilidades de aplicação na escola. In: CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves de; FAUSTINO, Rosangela Célia (Org.). Educação e diversidade cultural. Maringá: Eduem, 2010.
SILVA, Maria José Lopes da. As artes e a diversidade étnico-cultural na escola básica. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. 2. ed. Brasília: MEC/SECADI, 2005.
SILVA JUNIOR, Augusto Rodrigues da. Vozes e versos na festa quilombola dos Kalunga. Revista África e Africanidades, n. 1, Maio 2008.
SILVÉRIO, Valter Roberto; SOUSA, Karina Almeida de. A socialização e a identidade: a escola e o dilema racial. In: ABRAMOWICZ, Anete; GOMES, Nilma Lino (Org.). Educação e raça: perspectivas políticas, pedagógicas e estéticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
WIGGERS, Verena. Currículo na educação infantil. In: FLÔR, Dalânea Cristina; DURLI, Zenilde (Org.). Educação infantil e formação de professores. Florianópolis: UFSC, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.