Positivar a imagem do negro desde a educação infantil: uma experiência no nordeste goiano

Autores

  • Jonathas Vilas Boas de Sant'Ana Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9701

Resumo

O objetivo do presente artigo é evidenciar a necessidade de estratégias para a positivação da imagem do negro desde a Educação Infantil. Para tanto, faz-se contextualização e problematização teórico-prática de um projeto em educação das relações étnico-raciais realizada pelo autor no nordeste goiano durante o período de Estágio Supervisionado no ano de 2014. Na análise desta experiência destacam-se potenciais e dificuldades, levando a repensar a educação escolar para que o trabalho com esta questão tenha centralidade no ato educativo e alinhe-se a uma pedagogia complexa e antirracista nesta região e na sociedade brasileira.

Palavras-chave: Imagem; educação das relações étnico-raciais; nordeste goiano; estágio supervisionado; educação infantil; antirracismo.

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Biografia do Autor

Jonathas Vilas Boas de Sant'Ana, Universidade Estadual de Goiás

Graduando em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás - Câmpus de Campos Belos.

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Publicado

11-11-2015

Como Citar

Sant’Ana, J. V. B. de. (2015). Positivar a imagem do negro desde a educação infantil: uma experiência no nordeste goiano. Eventos Pedagógicos, 6(4), 428–449. https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9701