A leitura e a escrita na escola: olhar investigativo com crianças do 3º ano
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9742Resumo
Esta pesquisa objetivou investigar e compreender de que forma é trabalhada a produção textual, perceber quais recursos são utilizados pela professora e se os conteúdos trabalhados realmente vem ao encontro das necessidades da criança no processo de alfabetização e letramento, além de compreender quais metodologias nortearam os caminhos da professora no processo de ensino aprendizagem. Realizamos um estudo qualitativo com observação participante em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental, na escola campo Sadao Watanabe. Para desenvolver a investigação lançamos mão de questionário e entrevista semiestruturada com a professora e roda de conversa com alunos (grupo focal), análise de documentos além de anotações em diário de campo.
Palavras-chave: Leitura; escrita; criança; ensino fundamental.
Downloads
Referências
BALTAR, Marcos. A competência discursiva e gêneros textuais: uma proposta pedagógica para a LPI. Trabalhos em linguística aplicada. Campinas, SP, n.45(2), p. 175- 186, jul/dez. 2006.
BASTOS, Marbênia Gonçalves Almeida. Formação de Professores para o diagnóstico das dificuldades de leitura e escrita. Fortaleza: Ed. EDUECE, 2003.
GARCIA, E. G. A leitura na escola de 1º grau: por uma leitura da leitura. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1992.
KLEIMAN, Angela B.; MORAES, Silvia E. Leitura e Interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2003.
MAGNANI, Maria do Rosário Mortatti. Leitura, Literatura e Escola: sobre a formação do gosto. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
MANYS, Heliton. A importância da leitura para o aprimoramento da escrita no ensino médio. Revista Cientifica Feati, v.8; 2010. Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti – FEATI. Disponível em: < http://www.feati.edu.br/revistaeletronica/downloads/numero8/aImportanciaLeituraAprimoramentoEscritaEnsinoMedio.pdf >. Acesso: 29 maio 2013.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. Rio de janeiro: Editora Lucerna, 2002.
ZILBERMAN, Regina. Leitura: Perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática.
SANTOS, Andrezza dos. Os gêneros textuais na sala de aula: a reportagem. Periódico de Divulgação Científica da FALS, ano V, n. XI, jul. 2011. Disponível em: . Acesso em: 08 nov. 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.