Educação especial: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Sinop - atividades pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9717Resumo
Este artigo é um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Educação Especial: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Atividades Pedagógicas realizado em Sinop - Mato Grosso. A pesquisa foi de caráter qualitativo, escrita a partir de observações do conjunto das ações pedagógicas desenvolvidas na instituição e das anotações do diário de campo. A pesquisa revelou o papel mediador do trabalho dos professores com os alunos, por meio das atividades variadas, de acordo com a necessidade educativa especial dos alunos, na perspectiva do desenvolvimento cognitivo, físico-motor e psicológico, contribuindo na construção de interações e socializações, possibilitando a sua inclusão na sociedade em que vive.
Palavras-chave: Educação especial; Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais; atividades pedagógicas.
Downloads
Referências
FONSECA, Vitor da. Psicomotricidade: perspectivas multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed, 2004.
LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro Editora, 2004.
LEVITT, S. Crianças deficientes: guia de desenvolvimento. São Paulo: [s.n.], 1997.
MAZZOTA, J. S. M. Educação especial no Brasil: história e política pública. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
MOYLES, R. Janet. A excelência do brincar: A importância da brincadeira na transição entre a educação infantil e anos iniciais. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SANSEVERINO, Marilda. Maluf. A psicomotricidade otimizando as relações humanas. São Paulo: Editora Arte e Ciência, 2002.
SILVA, Aline Cardoso da. Defectologia soviética e a deficiência intelectual: contribuições para a formação e atuação do psicólogo para o atendimento educacional especializado. Maringá: [s.n.], 2011.
SILVA, Marli; VIZIM, Shirley Silva. Políticas Públicas: Educação, Tecnologias e Pessoas com Deficiências. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.