O rendimento escolar e o capital cultural que estrutura os alunos de Pedagogia na UNEMAT em Sinop

Autores

  • Izabela Antônia Petroski UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9714

Resumo

Essa pesquisa se pautou nos estudos de Pierre Bourdieu o qual aponta a escola como reprodutora das desigualdades sociais ao exercer violência simbólica impondo como válida a cultura da classe dominante. Bourdieu aponta a existência de três capitais: econômico, social e cultural. O capital cultural exerce influência maior sobre o rendimento escolar dos alunos pois facilita a decifração de códigos e símbolos. Foram analisadas as dimensões simbólicas dos acadêmicos de Pedagogia da UNEMAT em Sinop, relacionando seus capitais ao rendimento escolar. A coleta de dados foi feita por meio de questionário. Os acadêmicos são, de maneira geral, detentores de capital cultural popular, o qual não é apreciado pelas instituições escolares.

Palavras-chave: Curso de Pedagogia; capital cultural; rendimento escolar; Pierre Bourdieu.

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Publicado

11-11-2015

Como Citar

Petroski, I. A. (2015). O rendimento escolar e o capital cultural que estrutura os alunos de Pedagogia na UNEMAT em Sinop. Eventos Pedagógicos, 6(4), 180–190. https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9714

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