Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): um olhar pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9733Resumo
O artigo buscou compreender o trabalho do professor no cotidiano, dentro da sala de aula, com alunos que apresentam o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Objetivou-se verificar a compreensão do professor sobre o tema, como lidam com o problema e o que fazem para contribuir para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem do aluno. Para a obtenção dos dados, o pesquisador utilizou de entrevistas, observações e questionários com os professores do Ensino Fundamental da Escola Municipal Sadao Watanabe, no município de Sinop, Mato Grosso. Concluiu-se que há uma necessidade do professor discutir e estudar as práticas adotadas para melhor desenvolver as atividades em sala de aula.
Palavras-chave: Ensino fundamental; Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); ensino-aprendizagem.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA. Manual de diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 4. ed. Porto Alegre: Artmed; 2002.
BARKLEY, Russel A. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade TDAH. Porto Alegre: Artmed, 2002.
BENCZIK, E. B. P.; BROMBERG, M. C. Intervenções na escola. In: ROHD, L. A.; MATTOS, P. Princípios e estratégias em TDAH. Porto Alegre: Artmed, 2003.
FARREL, M. Dificuldades de Aprendizagem moderadas, graves e profundas: guia do professor. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2008.
GOLDSTEIN, Sam; GOLDSTEIN, Michael. Hiperatividade como desenvolver a capacidade de atenção da criança. 9. ed. Campinas: Papirus, 1994.
SMITH, Deborah Deutsch. Comité Misto Nacional sobre Dificuldades de Aprendizagem. Disponível em: < http://www.ldonline.org/about/partners/njcld>. Acesso em: 15 mar. 2015.
SILVA, Ana Beatriz B. Mentes inquietas: TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.