Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): um olhar pedagógico

Autores

  • Keity Valéria Padovan da Silva Unemat

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9733

Resumo

O artigo buscou compreender o trabalho do professor no cotidiano, dentro da sala de aula, com alunos que apresentam o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Objetivou-se verificar a compreensão do professor sobre o tema, como lidam com o problema e o que fazem para contribuir para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem do aluno. Para a obtenção dos dados, o pesquisador utilizou de entrevistas, observações e questionários com os professores do Ensino Fundamental da Escola Municipal Sadao Watanabe, no município de Sinop, Mato Grosso. Concluiu-se que há uma necessidade do professor discutir e estudar as práticas adotadas para melhor desenvolver as atividades em sala de aula.

Palavras-chave: Ensino fundamental; Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA. Manual de diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 4. ed. Porto Alegre: Artmed; 2002.

BARKLEY, Russel A. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade TDAH. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BENCZIK, E. B. P.; BROMBERG, M. C. Intervenções na escola. In: ROHD, L. A.; MATTOS, P. Princípios e estratégias em TDAH. Porto Alegre: Artmed, 2003.

FARREL, M. Dificuldades de Aprendizagem moderadas, graves e profundas: guia do professor. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2008.

GOLDSTEIN, Sam; GOLDSTEIN, Michael. Hiperatividade como desenvolver a capacidade de atenção da criança. 9. ed. Campinas: Papirus, 1994.

SMITH, Deborah Deutsch. Comité Misto Nacional sobre Dificuldades de Aprendizagem. Disponível em: < http://www.ldonline.org/about/partners/njcld>. Acesso em: 15 mar. 2015.

SILVA, Ana Beatriz B. Mentes inquietas: TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

Downloads

Publicado

11-11-2015

Como Citar

Silva, K. V. P. da. (2015). Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): um olhar pedagógico. Eventos Pedagógicos, 6(4), 223–231. https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9733