A construção de identidades na educação infantil: preconceito, discriminação, estereótipos ou estigmas?
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9745Resumo
A Educação Infantil, reconhecida como educação básica inicial ou pré-escola, objetiva-se no cuidar, brincar e educar da criança até seis anos de idade, desenvolvendo as capacidades física, psicológica, intelectual e social, intervindo pedagogicamente de maneira lúdica nas atividades, com ênfase no desenvolvimento integral da criança. Ao se reflexionar acerca do desenvolvimento integral, necessita-se enfatizar a construção de identidades que ocorre nesta etapa da vida. Mas, no contexto social atual temos um outro aspecto, o reconhecimento da importância do desenvolvimento de uma consciência referente a diversidade étnico-racial desde a infância. Com a aprovação da lei nº 10.639/03 e com o novo Instrumento de avaliação de Cursos de graduação em vigor desde Julho de 2015, que destaca a necessidade de se enfatizar nos cursos de graduação a acessibilidade atitudinal que significa o respeito aos direitos conquistados pelas pessoas com necessidades adicionais especiais. A problemática desta pesquisa foi: “O contexto da Educação Infantil desenvolve ações pedagógicas que estimulam a construção da identidade nesta etapa da escolaridade?” Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar se o contexto da Educação Infantil desenvolve ações pedagógicas que estimulam a construção da identidade nesta etapa da escolaridade. Especificamente buscou-se; Pesquisar a respeito da construção da identidade de gênero pela criança; Estudar o contexto da Educação Infantil de Lucas do Rio Verde- MT e suas especificidades, Identificar as ações pedagógicas que são desenvolvidas objetivando a construção da identidade de gênero e Verificar as concepções dos professores da Educação Infantil acerca das ações pedagógicas na Educação Infantil e a relação com a construção da Identidade de gênero. A temática da construção da identidade de gênero é de extrema relevância devido ao momento em que a mídia apresenta questões relativas às crianças transgêneros. Quanto aos aspectos metodológicos que nortearam a pesquisa tratou-se de uma abordagem qualitativa, através do método indutivo, quanto aos objetivos pautou-se na pesquisa descritiva de natureza aplicada com uma análise hermenêutica dos dados coletados. Para o embasamento teórico foram utilizados autores como Ariès, Bee, Davidoff, Papaglia, Goldschmied, & Jackson e Junqueira Filho. A partir dos estudos realizados percebeu-se que nas escolas este assunto ainda se trabalha de forma velada. Os professores estão cientes das ações que desenvolvem com o intuito da construção da identidade de gênero, mas ainda é o orientador educacional ou a pessoa que desempenha esta função nas escolas que conversa e orienta os pais nas situações que se apresentam. Percebe-se ainda o desconforto de muitos docentes quanto a se manifestarem acerca do assunto, que ainda envolve muitos mitos e paradigmas.
Palavras-chave: Educação infantil; diversidade; gênero; identidade.
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Referências
ARIES, PHILIPPE. HISTORIA SOCIAL DA CRIANÇA E DA FAMILIA. Editora: LTC, 1981.
BEE, HELEN. A CRIANÇA EM DESENVOLVIMENTO. EDITORA HARBRA, 2014
DAVIDOFF, LINDA. INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA. EDITORA Makron Books, 2011.
Goldschmied, & Jackson . BRINCAR: APRENDIZAGEM PARA A VIDA. EDITORA PENSO, 2011.
JUNQUEIRA FILHO, GABRIEL DE ANDRADE. LINGUAGENS GERADORAS : SELEÇÃO E ARTICULAÇÃO DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. EDITORA MEDIAÇÃO, 2006.
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