A construção de identidades na educação infantil: preconceito, discriminação, estereótipos ou estigmas?

Autores

  • Moacir Juliani Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9745

Resumo

A Educação Infantil, reconhecida como educação básica inicial ou pré-escola, objetiva-se no cuidar, brincar e educar da criança até seis anos de idade, desenvolvendo as capacidades física, psicológica, intelectual e social, intervindo pedagogicamente de maneira lúdica nas atividades, com ênfase no desenvolvimento integral da criança. Ao se reflexionar acerca do desenvolvimento integral, necessita-se enfatizar a construção de identidades que ocorre nesta etapa da vida. Mas, no contexto social atual temos um outro aspecto, o reconhecimento da importância do desenvolvimento de uma consciência referente a diversidade étnico-racial desde a infância. Com a aprovação da lei nº 10.639/03   e com o novo Instrumento de avaliação de Cursos de graduação em vigor desde   Julho de 2015, que destaca a necessidade de se enfatizar nos cursos de graduação a acessibilidade atitudinal que significa o respeito aos direitos conquistados pelas pessoas com necessidades adicionais especiais.  A problemática desta pesquisa foi: “O contexto da Educação Infantil desenvolve ações pedagógicas que estimulam a construção da identidade nesta etapa da escolaridade?” Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar se o contexto da Educação Infantil desenvolve ações pedagógicas que estimulam a construção da identidade nesta etapa da escolaridade. Especificamente buscou-se; Pesquisar a respeito da construção da identidade de gênero pela criança; Estudar o contexto da Educação Infantil de Lucas do Rio Verde- MT e suas especificidades, Identificar as ações pedagógicas que são desenvolvidas objetivando a construção da identidade de gênero e Verificar as concepções dos professores da Educação Infantil acerca das ações pedagógicas na Educação Infantil e a relação com a construção da Identidade de gênero. A temática da construção da identidade de gênero é de extrema relevância devido ao momento em que a mídia apresenta questões relativas às crianças transgêneros. Quanto aos aspectos metodológicos que nortearam a pesquisa tratou-se de uma abordagem qualitativa, através do método indutivo, quanto aos objetivos pautou-se na pesquisa descritiva de natureza aplicada com uma análise hermenêutica dos dados coletados. Para o embasamento teórico foram utilizados autores como Ariès, Bee, Davidoff, Papaglia, Goldschmied, & Jackson e Junqueira Filho. A partir dos estudos realizados percebeu-se que nas escolas este assunto ainda se trabalha de forma velada. Os professores estão cientes das ações que desenvolvem com o intuito da construção da identidade de gênero, mas ainda é o orientador educacional ou a pessoa que desempenha esta função nas escolas que conversa e orienta os pais nas situações que se apresentam. Percebe-se ainda o desconforto de muitos docentes quanto a se manifestarem acerca do assunto, que ainda envolve muitos mitos e paradigmas.

Palavras-chave: Educação infantil; diversidade; gênero; identidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moacir Juliani, Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde

Possui graduação em Lic Em Educação Física pela Faculdade Salesiana de Educação Física (1991), graduação em Lic Em Estudos Sociais 1º Grau pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1987) e mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2008). Atuou como professor de Educação Física, dança, teatro, alfabetização na Escola Especial Helen Keller Mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Três de Maio - RS de 1991 a 2005. Professor de História e Geografia no Ensino Fundamental e EJA como servidor do Estado do RS de 2005 a 2010. Professor de ginástica, musculação e personal trainner na Academia de Ginástica Companhia do Corpo do Município de Três de Maio - RS de 1990 a 2005. Professor de Educação Física e Orientação e Campismo na Sociedade Educacional Três de Maio de 2005 a 2010. Atualmente é Coordenador do Curso de Educação Física - Licenciatura da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde no Mato Grosso - MT e professor titular da disciplina Introdução à História da Educação Física, Desenvolvimento Motor, Psicomotricidade, Abordagens Contemporâneas da Educação além do presidente do Colegiado do Curso de Educação Física - Licenciatura e Membro de COP - Conselho Pedagógico da Instituição La Salle de Ensino Superior de Lucas do Riov Verde - MT. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, educação infantil, psicomotricidade, desenvolvimento motor, educação física. Experiência em extensão universitária, tendo atuado no Programa a União faz a Vida com dinâmicas, jogos cooperativos, motivação e liderança.

Referências

ARIES, PHILIPPE. HISTORIA SOCIAL DA CRIANÇA E DA FAMILIA. Editora: LTC, 1981.

BEE, HELEN. A CRIANÇA EM DESENVOLVIMENTO. EDITORA HARBRA, 2014

DAVIDOFF, LINDA. INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA. EDITORA Makron Books, 2011.

Goldschmied, & Jackson . BRINCAR: APRENDIZAGEM PARA A VIDA. EDITORA PENSO, 2011.

JUNQUEIRA FILHO, GABRIEL DE ANDRADE. LINGUAGENS GERADORAS : SELEÇÃO E ARTICULAÇÃO DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. EDITORA MEDIAÇÃO, 2006.

Downloads

Publicado

11-11-2015

Como Citar

Juliani, M. (2015). A construção de identidades na educação infantil: preconceito, discriminação, estereótipos ou estigmas?. Eventos Pedagógicos, 6(4), 321–322. https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9745