A construção de identidades na educação infantil: preconceito, discriminação, estereótipos ou estigmas?
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9745Resumo
A Educação Infantil, reconhecida como educação básica inicial ou pré-escola, objetiva-se no cuidar, brincar e educar da criança até seis anos de idade, desenvolvendo as capacidades física, psicológica, intelectual e social, intervindo pedagogicamente de maneira lúdica nas atividades, com ênfase no desenvolvimento integral da criança. Ao se reflexionar acerca do desenvolvimento integral, necessita-se enfatizar a construção de identidades que ocorre nesta etapa da vida. Mas, no contexto social atual temos um outro aspecto, o reconhecimento da importância do desenvolvimento de uma consciência referente a diversidade étnico-racial desde a infância. Com a aprovação da lei nº 10.639/03 e com o novo Instrumento de avaliação de Cursos de graduação em vigor desde Julho de 2015, que destaca a necessidade de se enfatizar nos cursos de graduação a acessibilidade atitudinal que significa o respeito aos direitos conquistados pelas pessoas com necessidades adicionais especiais. A problemática desta pesquisa foi: “O contexto da Educação Infantil desenvolve ações pedagógicas que estimulam a construção da identidade nesta etapa da escolaridade?” Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar se o contexto da Educação Infantil desenvolve ações pedagógicas que estimulam a construção da identidade nesta etapa da escolaridade. Especificamente buscou-se; Pesquisar a respeito da construção da identidade de gênero pela criança; Estudar o contexto da Educação Infantil de Lucas do Rio Verde- MT e suas especificidades, Identificar as ações pedagógicas que são desenvolvidas objetivando a construção da identidade de gênero e Verificar as concepções dos professores da Educação Infantil acerca das ações pedagógicas na Educação Infantil e a relação com a construção da Identidade de gênero. A temática da construção da identidade de gênero é de extrema relevância devido ao momento em que a mídia apresenta questões relativas às crianças transgêneros. Quanto aos aspectos metodológicos que nortearam a pesquisa tratou-se de uma abordagem qualitativa, através do método indutivo, quanto aos objetivos pautou-se na pesquisa descritiva de natureza aplicada com uma análise hermenêutica dos dados coletados. Para o embasamento teórico foram utilizados autores como Ariès, Bee, Davidoff, Papaglia, Goldschmied, & Jackson e Junqueira Filho. A partir dos estudos realizados percebeu-se que nas escolas este assunto ainda se trabalha de forma velada. Os professores estão cientes das ações que desenvolvem com o intuito da construção da identidade de gênero, mas ainda é o orientador educacional ou a pessoa que desempenha esta função nas escolas que conversa e orienta os pais nas situações que se apresentam. Percebe-se ainda o desconforto de muitos docentes quanto a se manifestarem acerca do assunto, que ainda envolve muitos mitos e paradigmas.
Palavras-chave: Educação infantil; diversidade; gênero; identidade.
Downloads
Referências
ARIES, PHILIPPE. HISTORIA SOCIAL DA CRIANÇA E DA FAMILIA. Editora: LTC, 1981.
BEE, HELEN. A CRIANÇA EM DESENVOLVIMENTO. EDITORA HARBRA, 2014
DAVIDOFF, LINDA. INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA. EDITORA Makron Books, 2011.
Goldschmied, & Jackson . BRINCAR: APRENDIZAGEM PARA A VIDA. EDITORA PENSO, 2011.
JUNQUEIRA FILHO, GABRIEL DE ANDRADE. LINGUAGENS GERADORAS : SELEÇÃO E ARTICULAÇÃO DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. EDITORA MEDIAÇÃO, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.