A tecnologia assistiva: colaborando no aprendizado do aluno com deficiência visual nas instituições públicas de ensino fundamental

Autores

  • Iolanda Gallo

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9719

Resumo

Este artigo apresenta elementos para uma reflexão a partir da análise do resultado de uma pesquisa que objetivou identificar se o uso da tecnologia assistiva colabora no aprendizado do aluno com deficiência visual nas instituições públicas de Ensino Fundamental. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa por meio de observações e entrevistas gravadas com professoras que atuam em sala de aula comum e de recursos e aluno da turma do quinto ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Jorge Amado, no município de Sinop, Mato Grosso. Para discussão da tecnologia assistiva fora utilizado autores como Rita Bersch, C. R. Baptista e outros autores contemporâneos.

Palavras-chave: Educação especial; tecnologia assistiva; deficiência visual; professores e escola pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iolanda Gallo

Graduanda em Pedagogia pela Universidade de Mato Grosso (UNEMAT)

Referências

BAPTISTA, C.R. Reflexão acerca da Educação Especial como uma área de conhecimento e do movimento relativo à Educação Inclusiva. In: SANTAROSA, Lucila Maria Costi; CONFORTO, Débora; COMPAGNONI, Maristela Vieira (Orgs.). Tecnologia e acessibilidade: passos em direção à inclusão escolar e sociodigital. Porto Alegre: Evangraf, 2014. p. 11-17.

BERSCH, Rita. Introdução a Tecnologia Assistiva. Disponível em: <http://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf>. Acesso em:14 fev. 2015.

BRASIL. Portaria Normativa nº 13, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a criação do Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 26 abr. 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17430&Itemid=817>. Acesso em: 18 fev. 2015.

BOGORNI, Patrícia. Tecnologias: contribuição significativa na Educação Inclusiva. Disponível em: <http://www.sinop.unemat.br/.../tecnologias_contribuicao_significativa_na_educacao>. Acesso em: 15 fev. 2015.

DUSIK, Luciano Cláudio; SANTAROSA, Lucila Maria Costi. Mousekey Teclado Virtual silábico-alfabético: Tecnologia Assistiva para pessoas com deficiência física. In: SANTAROSA, Lucila Maria Costi; CONFORTO, Débora; COMPAGNONI, Maristela Vieira (Orgs). Tecnologia e acessibilidade: passos em direção à inclusão escolar e sociodigital. Porto Alegre: Evangraf, 2014. p. 83-95.

GUISSO, Lecí Salete Maurina. A tecnologia assistiva: colaborando no aprendizado do aluno com deficiência visual nas instituições públicas de ensino fundamental: depoimento. [26 Nov. 2014]. Entrevistadora: Iolanda Gallo. Sinop. MT, 2014. 1 diário de campo. Gravado em 1 celular Sansung (56 min 29 seg). Entrevista concedida pela professora de sala de aula comum para conclusão de curso sobre a tecnologia assistiva e a educação do aluno com deficiência visual na Escola Estadual Jorge Amado 2014.

KUPFER, Fernanda. A tecnologia assistiva: colaborando no aprendizado do aluno com deficiência visual nas instituições públicas de ensino fundamental: depoimento. [25 Nov. 2014]. Entrevistadora: Iolanda Gallo. Sinop. MT, 2014. 1 diário de campo. Gravado em 1 celular Sansung (1 h 10 min 24 seg). Entrevista concedida pela professora da sala de recursos para conclusão de curso sobre a tecnologia assistiva e a educação do aluno com deficiência visual na Escola Estadual Jorge Amado 2014.

SÁ, Elisabet Dias de; CAMPOS, Izilda Maria de; SILVA, Myriam Beatriz Campolina. Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Visual. Brasília: Gráfica e Editora Cromos, 2007. Disponível em:

. Acesso em: 10 maio 2013.

SCHNEIDER, Fernanda Chagas; PASSERINO, Liliana Maria. Diferentes olhares de uma comunidade escolar sobre sua Sala de Integração. In: SANTAROSA, Lucila Maria Costi; CONFORTO, Débora; COMPAGNONI, Maristela Vieira (Orgs.).Tecnologia e acessibilidade: passos em direção à inclusão escolar e sociodigital. Porto Alegre: Evangraf, 2014. p. 62-82.

SILVA, Layane Caroline Vicêncio da. A tecnologia assistiva: colaborando no aprendizado do aluno com deficiência visual nas instituições públicas de ensino fundamental: depoimento. [27 Nov. 2014]. Entrevistadora: Iolanda Gallo. Sinop. MT, 2014. 1 diário de campo. Gravado em 1 celular Sansung (34 min 17 seg). Entrevista concedida pela aluna deficiente visual para conclusão de curso sobre a tecnologia assistiva e a educação do aluno com deficiência visual na Escola Estadual Jorge Amado 2014.

Downloads

Publicado

11-11-2015

Como Citar

Gallo, I. (2015). A tecnologia assistiva: colaborando no aprendizado do aluno com deficiência visual nas instituições públicas de ensino fundamental. Eventos Pedagógicos, 6(4), 171–179. https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9719