As relações de ensino e aprendizagem no processo de formação humana na Escola Municipal Professor Jurandir Liberino de Mesquita - Sinop-MT

Autores

  • Josiane Cristina Kolbow

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9732

Resumo

Este artigo expõe uma análise sobre as relações humanas que perpassam o processo de ensino e aprendizagem na Escola Municipal de Educação Básica Professor Jurandir Liberino de Mesquita, localizada na cidade de Sinop, Mato Grosso, e que atende à modalidade de Educação de Jovens e Adultos no período noturno. Para a coleta de dados, foram utilizados o procedimento de observação e entrevistas com perguntas do tipo semiestruturadas. A análise dos dados obtidos no campo de pesquisa revela que as práticas de ensino e aprendizagem, em função da divisão social do trabalho capitalista e das determinações de mercado, são condicionadas por uma escola utilitarista.

Palavras-chave: Ensino e aprendizagem; educação de jovens e adultos; escola utilitarista; Paulo Freire.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Josiane Cristina Kolbow
    Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) campus de Sinop.

Referências

ALUNO A. Aluno A: depoimento. [fev. 2015] Entrevistadora: Josiane Cristina Kolbow. Sinop-MT, 2015. 2f. Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre As Relações de Ensino e Aprendizagem na Formação Humana na Escola Professor Jurandir Liberino de Mesquita.

ALUNA B. Aluna B: depoimento. [fev. 2015] Entrevistadora: Josiane Cristina Kolbow. Sinop-MT, 2015. 2f. Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre As Relações de Ensino e Aprendizagem na Formação Humana na Escola Professor Jurandir Liberino de Mesquita.

BONI, Márcia Regina. Dialogicidade: uma relação de alteridade na educação de jovens e adultos. In: ROQUE-FARIA, Helenice Joviano; DA SILVA, Rosana Rodrigues (Org.). Competências na/da EJA. Cáceres: Editora UNEMAT, 2009. p. 33-36.

ENGUITA, Fernández Mariano. A Face Oculta da Escola: educação e trabalho no capitalismo. Trad. Tomaz Tadeu da silva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se complementam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

______ . Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Terra e Paz, 1986.

______ . Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

______ . Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Cláudio M. Martins. A escola e o processo de reprodução das desigualdades sociais. In: ______ . (Org.). Bourdieu & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 83-101.

PROFESSOR A. Professor A: depoimento. [fev. 2015] Entrevistadora: Josiane Cristina Kolbow. Sinop-MT, 2015. 2f. Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre As Relações de Ensino e Aprendizagem na Formação Humana na Escola Professor Jurandir Liberino de Mesquita.

PROFESSORA B. Professora B: depoimento. [fev. 2015] Entrevistadora: Josiane Cristina Kolbow. Sinop-MT, 2015. 3f. Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre As Relações de Ensino e Aprendizagem na Formação Humana na Escola Professor Jurandir Liberino de Mesquita.

PROFESSORA C. Professora C: depoimento. [fev. 2015] Entrevistadora: Josiane Cristina Kolbow. Sinop-MT, 2015. 1f. Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre As Relações de Ensino e Aprendizagem na Formação Humana na Escola Professor Jurandir Liberino de Mesquita.

Downloads

Publicado

11-11-2015

Como Citar

As relações de ensino e aprendizagem no processo de formação humana na Escola Municipal Professor Jurandir Liberino de Mesquita - Sinop-MT. (2015). Eventos Pedagógicos, 6(4), 200-210. https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9732