As relações de ensino e aprendizagem no processo de formação humana na Escola Municipal Professor Jurandir Liberino de Mesquita - Sinop-MT
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9732Resumo
Este artigo expõe uma análise sobre as relações humanas que perpassam o processo de ensino e aprendizagem na Escola Municipal de Educação Básica Professor Jurandir Liberino de Mesquita, localizada na cidade de Sinop, Mato Grosso, e que atende à modalidade de Educação de Jovens e Adultos no período noturno. Para a coleta de dados, foram utilizados o procedimento de observação e entrevistas com perguntas do tipo semiestruturadas. A análise dos dados obtidos no campo de pesquisa revela que as práticas de ensino e aprendizagem, em função da divisão social do trabalho capitalista e das determinações de mercado, são condicionadas por uma escola utilitarista.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem; educação de jovens e adultos; escola utilitarista; Paulo Freire.
Downloads
Referências
ALUNO A. Aluno A: depoimento. [fev. 2015] Entrevistadora: Josiane Cristina Kolbow. Sinop-MT, 2015. 2f. Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre As Relações de Ensino e Aprendizagem na Formação Humana na Escola Professor Jurandir Liberino de Mesquita.
ALUNA B. Aluna B: depoimento. [fev. 2015] Entrevistadora: Josiane Cristina Kolbow. Sinop-MT, 2015. 2f. Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre As Relações de Ensino e Aprendizagem na Formação Humana na Escola Professor Jurandir Liberino de Mesquita.
BONI, Márcia Regina. Dialogicidade: uma relação de alteridade na educação de jovens e adultos. In: ROQUE-FARIA, Helenice Joviano; DA SILVA, Rosana Rodrigues (Org.). Competências na/da EJA. Cáceres: Editora UNEMAT, 2009. p. 33-36.
ENGUITA, Fernández Mariano. A Face Oculta da Escola: educação e trabalho no capitalismo. Trad. Tomaz Tadeu da silva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se complementam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
______ . Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Terra e Paz, 1986.
______ . Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
______ . Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Cláudio M. Martins. A escola e o processo de reprodução das desigualdades sociais. In: ______ . (Org.). Bourdieu & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 83-101.
PROFESSOR A. Professor A: depoimento. [fev. 2015] Entrevistadora: Josiane Cristina Kolbow. Sinop-MT, 2015. 2f. Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre As Relações de Ensino e Aprendizagem na Formação Humana na Escola Professor Jurandir Liberino de Mesquita.
PROFESSORA B. Professora B: depoimento. [fev. 2015] Entrevistadora: Josiane Cristina Kolbow. Sinop-MT, 2015. 3f. Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre As Relações de Ensino e Aprendizagem na Formação Humana na Escola Professor Jurandir Liberino de Mesquita.
PROFESSORA C. Professora C: depoimento. [fev. 2015] Entrevistadora: Josiane Cristina Kolbow. Sinop-MT, 2015. 1f. Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre As Relações de Ensino e Aprendizagem na Formação Humana na Escola Professor Jurandir Liberino de Mesquita.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.