Mulheres trabalhadoras do Curso de Pedagogia do Campus Universitário de Sinop: quais desafios encontrados?

Autores

  • Erica Carvalho Nunes

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9738

Resumo

Este artigo apresenta resultados da pesquisa realizada sobre os desafios das acadêmicas trabalhadoras do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), do Campus Universitário de Sinop. A teoria do materialismo histórico dialético de Karl Marx embasou a pesquisa e a analise dialética materialista do fenômeno investigado. Como ferramenta de coleta de dados, usou se da entrevista com roteiro semiestruturado. A empiria da pesquisa denotou que estas acadêmicas assalariadas entendem que é necessário fazer esse investimento em sua formação profissional, para que possam ter espaço no mercado de trabalho. Além dos problemas financeiros, familiares, da falta de tempo para ter o lazer e estudar.

Palavras-chave: Pedagogia; acadêmicas trabalhadoras; mercado de trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Erica Carvalho Nunes
    Graduanda em: Pedagogia

Referências

AMETISTA. Ametista, acadêmica do Curso de Pedagogia. Entrevista [04 de maio de 2015]. Entrevistadora Erica Carvalho Nunes, Sinop, 2015. Questionário transcrito para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado MULHERES TRABALHADORAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP: quais desafios encontrados?

CAMARGO, Orson. A mulher e o mercado de trabalho. Brasil Escola. Seção Sociologia. Disponível em: .

Acesso em: 10 jun. 2015.

LOPES, C. L. E. 8 de março, Dia Internacional da Mulher – Uma data e muitas histórias. Disponível em: < http://www.ubmulheres.orrg.br/paginas /história> Acesso em: 20 jun. 2015.

MAGALHÃES, Belmira. As marcas do corpo. Maceió: Edufal, 2005.

MARX, Karl. O Capital. 13. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. l.1. v.1.

______ . O Capital. 12. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989a. l.1.v.2.

______ . O Capital. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1991. l.3. v.6.

______ . O Capital: Livro I, capítulo VI (inédito). São Paulo: Ciências Humanas, 1978.

______ . Crítica da filosofia do direito de Hegel. São Paulo: Boitempo, 2005a.

MÉSZAROS, Istvan. Para além do capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2002.

OUTHWAITE, William; BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento social do século XX. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.

SCOTT, Joan. A mulher trabalhadora. In: FRAISSE, Genevieve; PERROT, Michelle (Orgs.). A história das mulheres no Ocidente: o século XIX. Tradução: Maria Helena da Cruz Coelho, Irene Maria Vaquinhas, Leontina Ventura e Guilhermina Mota. Porto: Afrontamento; São Paulo: EBRADIL, 1994.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2006.

TURMALINA. Turmalina, acadêmica do Curso de Pedagogia. Entrevista [04 de maio de 2015]. Entrevistadora Erica Carvalho Nunes, Sinop, 2015. Questionário transcrito para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado MULHERES TRABALHADORAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP: quais desafios encontrados?

Downloads

Publicado

11-11-2015

Como Citar

Mulheres trabalhadoras do Curso de Pedagogia do Campus Universitário de Sinop: quais desafios encontrados?. (2015). Eventos Pedagógicos, 6(4), 130-140. https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9738