Educação não formal: a atuação do pedagogo no contexto do Centro de Referência de Assistência Social de Sinop - MT

Autores

  • Vanuza Tatiani Lourenço Curso Pedagogia, Faculdade de Educação e Linguagem (FAEL), Universidade de Mato Grosso (UNEMAT).

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9716

Resumo

O presente trabalho aborda a respeito da educação não formal e da Pedagogia, com foco na atuação do profissional pedagogo num determinado Centro de Referência de Assistência Social do Município de Sinop - Mato Grosso. Para proceder a pesquisa foi realizado um estudo de caso com abordagem qualitativa, entrevistas e observações. Os resultados possibilitam compreender a importância da presença deste profissional neste espaço de atuação, pois em muito contribui na vida dos sujeitos que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social, beneficiando-os com práticas pedagógicas. Conhecendo esta especificidade do trabalho pedagógico percebe-se que as contribuições do pedagogo na sociedade vão além da docência em espaços escolares.

Palavras-chave: Educação não formal; pedagogia; espaço de atuação; Paulo Freire.

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Biografia do Autor

Vanuza Tatiani Lourenço, Curso Pedagogia, Faculdade de Educação e Linguagem (FAEL), Universidade de Mato Grosso (UNEMAT).

Graduanda em: Pedagogia pela Universidade de Mato Grosso (UNEMAT).

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Publicado

11-11-2015

Como Citar

Lourenço, V. T. (2015). Educação não formal: a atuação do pedagogo no contexto do Centro de Referência de Assistência Social de Sinop - MT. Eventos Pedagógicos, 6(4), 305–316. https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9716