O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: potencializador na formação docente dos acadêmicos do Curso de Pedagogia UNEMAT, Sinop - Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9727Resumo
O artigo apresenta resultados do Trabalho de Conclusão de Curso, que objetivou analisar como o Subprojeto Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) potencializa a formação docente no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso em Sinop. A pesquisa é de caráter qualitativa e para coleta de dados utilizou documentos, entrevistas semiestruturadas com os sujeitos participantes do Subprojeto: coordenadores de área, supervisores e bolsistas de iniciação à docência. Buscou-se compreender sob que condições materiais e teóricas o PIBID potencializa a formação docente do curso de Pedagogia. Os resultados dessa formação é um processo de ações desenvolvidas entre universidade e escola que potencializa a formação docente.
Palavras-chave: Curso de Pedagogia. Formação docente. Subprojeto PIBID.
Downloads
Referências
ANDRADE, M. Maria. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico: elaboração de trabalhos na graduação. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
BOLSISTA 1. O PIBID: Potencializador na formação docente dos acadêmicos do Curso de Pedagogia UNEMAT – Sinop – MT: depoimento. [3 Abril 2015]. Entrevistadora: Danielle Batista Cardoso. Sinop. MT, 2015. Gravado em 1 celular LG (01 h 20 min 15 seg). Entrevista concedida pela bolsista de iniciação a docência do subprojeto PIBID Pedagogia Campus de Sinop.
BOLSISTA 2. O PIBID: Potencializador na formação docente dos acadêmicos do Curso de Pedagogia UNEMAT – Sinop – MT: depoimento. [23 Abril 2015]. Entrevistadora: Danielle Batista Cardoso. Sinop. MT, 2015. Gravado em 1 celular LG (01 h 10 min 05 seg). Entrevista concedida pelo bolsista de iniciação a docência do subprojeto PIBID Pedagogia Campus de Sinop.
BOLSISTA 3. O PIBID: Potencializador na formação docente dos acadêmicos do Curso de Pedagogia UNEMAT – Sinop – MT: depoimento. [06 Março 2015]. Entrevistadora: Danielle Batista Cardoso. Sinop. MT, 2015. Gravado em 1 celular LG (01 h 40 min 11 seg). Entrevista concedida pela bolsista de iniciação a docência do subprojeto PIBID Pedagogia Campus de Sinop.
CAPES: Relatório DEB 2009-2013. Disponível em: . Acesso em: 30 maio 2015.
COORDENADOR 1. O PIBID: Potencializador na formação docente dos acadêmicos do Curso de Pedagogia UNEMAT – Sinop – MT: depoimento. [07 maio 2015]. Entrevistadora: Danielle Batista Cardoso. Sinop. MT, 2015. Gravado em 1 celular LG (1 h 10 min). Entrevista concedida pela professora coordenadora de área do subprojeto PIBID Pedagogia Campus de Sinop.
COORDENADOR 2. O PIBID: Potencializador na formação docente dos acadêmicos do Curso de Pedagogia UNEMAT – Sinop – MT: depoimento. [05 Abril 2015]. Entrevistadora: Danielle Batista Cardoso. Sinop. MT, 2015. Gravado em 1 celular LG (1 h 30 min e 12 seg). Entrevista concedida pelo professor coordenador de área do subprojeto PIBID Interdisciplinar do Campus de Sinop.
COORDENADOR 3. O PIBID: Potencializador na formação docente dos acadêmicos do Curso de Pedagogia UNEMAT – Sinop – MT: depoimento. [13 maio 2015]. Entrevistadora: Danielle Batista Cardoso. Sinop. MT, 2015. Gravado em 1 celular LG (59 min 10 seg). Entrevista concedida pelo professor coordenador de área do subprojeto PIBID Pedagogia Campus de Sinop.
FREIRE, Paulo. Professora SIM, tia NÃO: cartas a quem ousa ensinar. 11. ed. São Paulo: Olho d’água, 2001.
SUPERVISORA 1. O PIBID: Potencializador na formação docente dos acadêmicos do Curso de Pedagogia UNEMAT – Sinop – MT: depoimento. [15 maio 2015]. Entrevistadora: Danielle Batista Cardoso. Sinop. MT, 2015. Gravado em 1 celular LG (01 h 10 min 04 seg). Entrevista concedida pela bolsista supervisora do subprojeto PIBID Pedagogia Campus de Sinop.
SUPERVISORA 2. O PIBID: Potencializador na formação docente dos acadêmicos do Curso de Pedagogia UNEMAT – Sinop – MT: depoimento. [15 maio 2015]. Entrevistadora: Danielle Batista Cardoso. Sinop. MT, 2015. Gravado em 1 celular LG (01 h 00 min 15 seg). Entrevista concedida pela bolsista supervisora do subprojeto PIBID Pedagogia Campus de Sinop.
TRIVIÑOS, A. N. S. Breve apresentação do método dialético materialista. Programa de Pós-graduação em Educação, FACED, UFRGS. Porto Alegre: s.n., 2006 (documento impresso).
VASQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.