Um corpo negado: a importância da educação infantil para a construção e a afirmação da identidade étnico-racial de crianças pré-escolares
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9750Resumo
Este artigo tem por finalidade apresentar alguns dos resultados alcançados via pesquisa realizada com crianças pré-escolares. Propõe-se a discutir a identificação étnico-racial a partir das falas de crianças e a demonstrar que critérios e valores sociais, baseados no racismo, foram apropriados, particularmente, aqueles que levam crianças negras a negarem seus próprios corpos. Explicita-se, por meio de análises, a importância e o papel da instituição de Educação Infantil, como espaço de transformação social, de reconhecimento e de valorização da diversidade e, especialmente, de sua responsabilidade para o desenvolvimento de propostas e práticas pedagógicas que possibilitem as crianças, particularmente as negras, construírem identidades pautadas no orgulho de si e do seu pertencimento étnico-racial.
Palavras-chave: Relações étnico-raciais; diversidade étnico-racial; crianças; educação infantil; corpo; identidade étnico-racial.
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