Um corpo negado: a importância da educação infantil para a construção e a afirmação da identidade étnico-racial de crianças pré-escolares

Autores

  • Cristina Teodoro Trinidad Oficial de Projetos na área de Educação. 1) Projetos de Cooperação Técnica com governos municipais, estaduais e federal: responsável pelo desenho, aprovação, execução, orçamento, monitoramento e avaliação dos projetos. Temas de trabalho: educação das relações étnico-raciais, Implementação da Lei 10.639/2003, história e cultura africana e afro-brasileira, Educação Infantil e Primeira Infância; entre outros. 2) Parcerias com Iniciativa Privada e Terceiro Setor.

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9750

Resumo

Este artigo tem por finalidade apresentar alguns dos resultados alcançados via pesquisa realizada com crianças pré-escolares. Propõe-se a discutir a identificação étnico-racial a partir das falas de crianças e a demonstrar que critérios e valores sociais, baseados no racismo, foram apropriados, particularmente, aqueles que levam crianças negras a negarem seus próprios corpos. Explicita-se, por meio de análises, a importância e o papel da instituição de Educação Infantil, como espaço de transformação social, de reconhecimento e de valorização da diversidade e, especialmente, de sua responsabilidade para o desenvolvimento de propostas e práticas pedagógicas que possibilitem as crianças, particularmente as negras, construírem identidades pautadas no orgulho de si e do seu pertencimento étnico-racial.

Palavras-chave: Relações étnico-raciais; diversidade étnico-racial; crianças; educação infantil; corpo; identidade étnico-racial.

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Biografia do Autor

  • Cristina Teodoro Trinidad, Oficial de Projetos na área de Educação. 1) Projetos de Cooperação Técnica com governos municipais, estaduais e federal: responsável pelo desenho, aprovação, execução, orçamento, monitoramento e avaliação dos projetos. Temas de trabalho: educação das relações étnico-raciais, Implementação da Lei 10.639/2003, história e cultura africana e afro-brasileira, Educação Infantil e Primeira Infância; entre outros. 2) Parcerias com Iniciativa Privada e Terceiro Setor.
    Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Oficial de projetos do Setor de Educação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil, responsável pelo Programa Brasil-África: histórias cruzadas e pelas ações para as temáticas: Educação Infantil e Primeira Infância. Bolsista do Programa Internacional de Bolsas da Fundação Ford, turma 2007-2010. Tem experiência e interesse nos seguintes temas: educação, identidade étnico-racial; educação das relações étnico-raciais, história e cultura africana e afro-brasileira; infância; criança e Educação Infantil.

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Publicado

11-11-2015

Como Citar

Um corpo negado: a importância da educação infantil para a construção e a afirmação da identidade étnico-racial de crianças pré-escolares. (2015). Eventos Pedagógicos, 6(4), 366-383. https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9750