A influência da religião na educação escolar
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9726Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo promover uma reflexão sobre a disciplina de Ensino Religioso, e sua relação no currículo escolar do Ensino Público, e a realidade das práticas pedagógicas do ensino religioso na escola da rede pública municipal Lizamara Aparecida Oliva de Almeida. Os sujeitos da pesquisa foram os professores da disciplina de ensino religioso. O desenvolvimento do estudo iniciou-se com uma análise bibliográfica, com questionário semiaberto e as observações em sala de aula, utilizando-se da pesquisa qualitativa. O conhecimento na área da Ciência da Religião para a docência dessa disciplina, é responsável por inserir no meio escolar o pluralismo, o não preconceito, e o respeito.
Palavras-chave: Ensino religioso; formação de docentes; escola pública.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes de bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 dez. 1996.Disponível em: < http://www.Planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm> Acesso em: 16 fev. 2015.
CARON, Lourdes. Formação para a cidadania e o ensino religioso. Revista educação em movimento, Curitiba, v. 2, n. 5, p.11-19, maio/ago. 2003. Disponível em: <http://www.gper.com.br/biblioteca_download.php?aquivold=620. Acesso: 17 mar. 2015.
FIGUEIRA, Eulálio et al. religiões e paz mundial, 23º., 2010, Belo Horizonte, MG. Anais. Belo Horizonte, MG: Soter, Paulinas. 2010. 1414 p.
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; WAGNER, Raul (Org). O ensino religioso no Brasil. 2ª ed. ver. eampl. Curitiba: Champagnat, 2011.
LUCENA, Cidéli Dias. Gráfico 1-confissões religiosas dos professores entrevistados. 2015
KLEIN, Remi. Ensino religioso: expectativas e perspectivas discentes em formação docente,RevistaPistisPrax, Teol. Pastor. Curitiba, v.2, n. 2, p. 253-267, jul/dez, 2010. Disponível em:
<http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/pistis?dd1=3654&dd99=view> Acesso em: 11 abr. 2015.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados.3ed. São Paulo: Atlas, 1996.
SAUCEDO, Kellys Regina Rodio. Docência do ensino religioso: ciência e religião na formação de professores,Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos. SP, v. 5, n. 10, p. 244-261. Jul/dez. 2013. Disponível em: <http://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca/article/viewFile/.../pdf_1> Acesso em: 16 mar. 2015.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 1 ed. 21 reimpr. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.