A influência da religião na educação escolar

Autores

  • Cidéli Dias Lucena

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9726

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo promover uma reflexão sobre a disciplina de Ensino Religioso, e sua relação no currículo escolar do Ensino Público, e a realidade das práticas pedagógicas do ensino religioso na escola da rede pública municipal Lizamara Aparecida Oliva de Almeida. Os sujeitos da pesquisa foram os professores da disciplina de ensino religioso. O desenvolvimento do estudo iniciou-se com uma análise bibliográfica, com questionário semiaberto e as observações em sala de aula, utilizando-se da pesquisa qualitativa. O conhecimento na área da Ciência da Religião para a docência dessa disciplina, é responsável por inserir no meio escolar o pluralismo, o não preconceito, e o respeito.

Palavras-chave: Ensino religioso; formação de docentes; escola pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cidéli Dias Lucena

graduanda em: pedagogia pela universidade do estado de mato grosso unemat

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes de bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 dez. 1996.Disponível em: < http://www.Planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm> Acesso em: 16 fev. 2015.

CARON, Lourdes. Formação para a cidadania e o ensino religioso. Revista educação em movimento, Curitiba, v. 2, n. 5, p.11-19, maio/ago. 2003. Disponível em: <http://www.gper.com.br/biblioteca_download.php?aquivold=620. Acesso: 17 mar. 2015.

FIGUEIRA, Eulálio et al. religiões e paz mundial, 23º., 2010, Belo Horizonte, MG. Anais. Belo Horizonte, MG: Soter, Paulinas. 2010. 1414 p.

JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; WAGNER, Raul (Org). O ensino religioso no Brasil. 2ª ed. ver. eampl. Curitiba: Champagnat, 2011.

LUCENA, Cidéli Dias. Gráfico 1-confissões religiosas dos professores entrevistados. 2015

KLEIN, Remi. Ensino religioso: expectativas e perspectivas discentes em formação docente,RevistaPistisPrax, Teol. Pastor. Curitiba, v.2, n. 2, p. 253-267, jul/dez, 2010. Disponível em:

<http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/pistis?dd1=3654&dd99=view> Acesso em: 11 abr. 2015.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados.3ed. São Paulo: Atlas, 1996.

SAUCEDO, Kellys Regina Rodio. Docência do ensino religioso: ciência e religião na formação de professores,Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos. SP, v. 5, n. 10, p. 244-261. Jul/dez. 2013. Disponível em: <http://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca/article/viewFile/.../pdf_1> Acesso em: 16 mar. 2015.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 1 ed. 21 reimpr. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

11-11-2015

Como Citar

Lucena, C. D. (2015). A influência da religião na educação escolar. Eventos Pedagógicos, 6(4), 55–65. https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9726