A criança e o seu desenho: uma construção significativa na idade pré-escolar
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9725Resumo
Este artigo apresenta reflexões sobre o desenho como uma construção significativa na idade pré-escolar e foi realizada no Centro Municipal de Educação Infantil Pequeno Príncipe em Sinop - Mato Grosso. As observações buscaram compreender de que maneira o professor interpreta o desenho infantil. O trabalho foi organizado a partir de leituras bibliográficas necessárias para a apropriação teórica no tema em questão, pesquisa de campo com abordagem qualitativa por meio de observações, entrevistas e instrumentos de coleta de dados como caderno de campo e relatórios de observação.
Palavra-chave: Pré-escola; desenho infantil; desenvolvimento e aprendizagem; abordagem qualitativa.
Downloads
Referências
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.3v. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf>. Acesso em: 06 jun. 2015.
BUORO, Anamélia Bueno. Um olhar em construção: uma experiência de ensino e aprendizagem arte na escola. São Paulo: Cortez, 1996.
FERREIRA, Sueli: Imaginação e linguagem no desenho da criança. 4. ed. Campinas: Papirus, 2005.
LEITE, Maria Isabel. Desenho Infantil: questões e práticas polêmicas. São Paulo: Papirus,2003.
MOREIRA, Ana Angélica Albano. O espaço do desenho: a educação do educador. 10. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
PORCHER, Louis. Educação Artística: luxo ou necessidade? São Paulo: Summus, 1982.
PROFESSORA A. Professora A: depoimento. [19 Fev. 2015]. Entrevistadora: Rejane Hister Sinop-MT, 2015.1 Celular com gravador de voz (11 min 44 seg). Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre A criança e o seu desenho: uma construção significativa na idade pré-escolar.
PROFESSORA B. Professora B: depoimento. [19 Fev. 2015]. Entrevistadora: Rejane Hister Sinop-MT, 2015. 1 Celular com gravador de voz (18 min 39 seg). Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre A criança e o seu desenho: uma construção significativa na idade pré-escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.