A criança e o seu desenho: uma construção significativa na idade pré-escolar

Autores

  • Rejane Hister

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9725

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre o desenho como uma construção significativa na idade pré-escolar e foi realizada no Centro Municipal de Educação Infantil Pequeno Príncipe em Sinop - Mato Grosso. As observações buscaram compreender de que maneira o professor interpreta o desenho infantil. O trabalho foi organizado a partir de leituras bibliográficas necessárias para a apropriação teórica no tema em questão, pesquisa de campo com abordagem qualitativa por meio de observações, entrevistas e instrumentos de coleta de dados como caderno de campo e relatórios de observação.

Palavra-chave: Pré-escola; desenho infantil; desenvolvimento e aprendizagem; abordagem qualitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.3v. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf>. Acesso em: 06 jun. 2015.

BUORO, Anamélia Bueno. Um olhar em construção: uma experiência de ensino e aprendizagem arte na escola. São Paulo: Cortez, 1996.

FERREIRA, Sueli: Imaginação e linguagem no desenho da criança. 4. ed. Campinas: Papirus, 2005.

LEITE, Maria Isabel. Desenho Infantil: questões e práticas polêmicas. São Paulo: Papirus,2003.

MOREIRA, Ana Angélica Albano. O espaço do desenho: a educação do educador. 10. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

PORCHER, Louis. Educação Artística: luxo ou necessidade? São Paulo: Summus, 1982.

PROFESSORA A. Professora A: depoimento. [19 Fev. 2015]. Entrevistadora: Rejane Hister Sinop-MT, 2015.1 Celular com gravador de voz (11 min 44 seg). Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre A criança e o seu desenho: uma construção significativa na idade pré-escolar.

PROFESSORA B. Professora B: depoimento. [19 Fev. 2015]. Entrevistadora: Rejane Hister Sinop-MT, 2015. 1 Celular com gravador de voz (18 min 39 seg). Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre A criança e o seu desenho: uma construção significativa na idade pré-escolar.

Downloads

Publicado

11-11-2015

Como Citar

Hister, R. (2015). A criança e o seu desenho: uma construção significativa na idade pré-escolar. Eventos Pedagógicos, 6(4), 252–261. https://doi.org/10.30681/reps.v6i4.9725