v. 7 n. 3 (2016): Experiências em Educação do Campo: perspectivas e práticas pedagógicas

					Visualizar v. 7 n. 3 (2016): Experiências em Educação do Campo: perspectivas e práticas pedagógicas

Seção Apresentação: pela professora Heloisa Salles Gentil, da Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres - MT;

Introdução: Cristinne Leus Tomé, Joice Ribeiro da Silva, Rubiankelly da Cruz Cardoso Alves e Ivone Cella da Silva;

Seção Artigos: produções dos alunos da 8ª fase de Pedagogia;

Seção Resumos: produções da comunidade em forma de resumos;

Seção Livre: produções da comunidade com a temática "Experiências em Educação do Campo: perspectivas e práticas pedagógicas";

Seção Entrevista: com a professora Ilma Ferreira Machado, da Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres - MT.

Organizadoras: Ivone Cella da Silva e Cristinne Leus Tomé

Editora-chefe: Cristinne Leus Tomé

Data de publicação: 12 de dezembro de 2016.

Publicado: 12-12-2016

Entrevista

  • Saberes e experiências na escola do campo - Uma entrevista com Ilma Ferreira Machado

    Ivone Cella da Silva
    1630-1640
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9890

Expediente

  • Expediente - Sumário

    Cristinne Leus Tomé
    1004-1014
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9914

Apresentação

  • Experiências em educação do campo: perspectivas e práticas pedagógicas

    Heloisa Salles Gentil
    1015-1018
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9891

Introdução

  • Introdução

    Cristinne Leus Tomé, Joice Ribeiro da Silva, Rubiankelly da Cruz Cardoso Alves, Ivone Cella da Silva
    1019-1026
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9881

Seção Artigos

  • Educação financeira na escola: a Matemática e as relações pedagógicas na vida dos alunos anos iniciais

    Andréia Viaro Fenner Silva
    1027-1042
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9906
  • Cultura alimentar e suas manifestações na escola

    Anita Seewald
    1043-1055
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9899
  • Educação financeira como prática pedagógica na educação infantil

    Daniella Flores da Silva
    1056-1067
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9897
  • A relação material entre a práxis pedagógica do professor de Educação de Jovens e Adultos e a construção da práxis social dos educandos

    Fernanda Alves Azevedo
    1068-1081
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9913
  • Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na escola de ensino regular

    Fernanda Aparecida Viana Ledesman
    1082-1098
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9892
  • Karate como prática pedagógica

    Flávio Penteado de Souza
    1099-1116
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9895
  • O desenho da criança na educação infantil

    Gisele da Costa Silva
    1117-1131
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9885
  • Os jogos e brincadeiras no cotidiano escolar das creches

    Izabela Secco
    1132-1145
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9910
  • A música no desenvolvimento da criança de 3 a 4 anos na educação infantil

    Jackeline Marisa Fritsche
    1146-1160
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9886
  • Brincadeiras na escola: campo e cidade

    Jéssica Wagner de Souza
    1161-1175
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9901
  • Literatura infantil e seus encantamentos

    Joice Ribeiro da Silva
    1176-1189
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9904
  • Fazendo arte: o papel das artes visuais no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil

    Kauana Klaumann Francisco
    1190-1204
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9908
  • A dança como prática pedagógica na educação infantil com crianças com Síndrome de Down

    Lucimara Cristina de Lima Hermes
    1205-1218
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9902
  • Transtorno de Défict de Atenção e Hiperatividade no processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental

    Marcia Aparecida Meneses de Souza
    1219-1232
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9903
  • O uso pedagógico do computador na formação do educando

    Nádia Vanessa Menezes Veras
    1244-1260
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9898
  • O papel do intérprete de Língua Brasileira de Sinais no ensino fundamental em uma escola municipal de Sinop

    Marcia Silva Pinto
    1233-1243
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9912
  • Pedagogia de Projetos como metodologia no trabalho com a educação infantil

    Patricia Frageri
    1261-1275
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9882
  • História de vida de mulheres que estudam no curso de pedagogia na UNEMAT de Sinop

    Rosemary Lopes Galvão
    1276-1292
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9893
  • A música na educação infantil

    Rubiankelly da Cruz Cardoso Alves
    1293-1306
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9894
  • A ludicidade no contexto das práticas pedagógicas na educação infantil de 0 a 3 anos

    Simone Ribeiro Oliosi
    1307-1320
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9909
  • As principais causas das dificuldades de aprendizagem em alunos da rede municipal de Sinop atendidos pelo Instituto Criança

    Simone Vieira da Silva
    1321-1332
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9896
  • A família no processo de desenvolvimento da aprendizagem do aluno

    Tairine Schorr Maciel
    1333-1347
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9911
  • Educação inclusiva entre o ideal e o real: estudo de caso em uma escola da rede municipal de Sinop

    Tuane Lima Machado
    1348-1362
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9884

Seção Resumos

  • Educação Física na pré-escola: um espaço questionado

    Anderson Gustavo Braun
    1363-1364
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9863
  • Clínica de uma vida: estilhaços de educação e[m] saúde

    Elisandro Rodrigues
    1365-1367
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9864
  • O currículo em movimento: o (re)desenho e a inserção do programa ensino médio inovador em uma escola pública do estado do Rio Grande do Norte

    Falconiere Leone Bezerra de Oliveira
    1368-1369
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9865
  • Um estudo sobre o erro no processo de ensino-aprendizagem de hidrostática a partir de uma sequência de atividades investigativas

    Francarlos Martins de Carvalho
    1370-1372
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9873
  • El empleo para la justicia social: la importancia de los factores contextuales para la inclusión laboral de personas con discapacidad

    Franco Bastias
    1373-1375
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9880
  • Riscos e estratégias de sobrevivência: flanelas e malabaristas

    Juliano Batista dos Santos
    1376-1377
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9868
  • Análisis de las implicancias del vínculo afectivo en el desarrollo motor y cognitivo de niños con parálisis cerebral

    Maria Noelia Turchetti Iturrieta
    1378-1379
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9876
  • As instituições de educação infantil contratadas de Esteio: uma parceria público-privada

    Pablo Rodrigo Bes Oliveira
    1382-1383
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9869
  • El nuevo aprendiz: el joven posmoderno y su proceso de socialización

    Pablo Agustín Avendaño
    1380-1381
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9878

Seção Livre

  • A leitura das crianças do campo a partir de Alta Floresta

    Érica Lemes Lopes da Silva, Ivone Cella da Silva
    1384-1401
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9852
  • Alfabetização científica na educação infantil em uma escola do campo

    Gisele Carvalho Lomeu, Fátima Aparecida Da Silva Iocca
    1402-1414
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9850
  • A Educação do Campo na perspectiva do desenvolvimento local

    Gislene Silva Dutra
    1415-1434
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9821
  • A indisciplina no ambiente educacional: análise e a realidade de uma escola do campo em Claudia - Mato Grosso

    Ismael Carneiro Ribeiro, Isabela Augusta Andrade de Souza
    1435-1458
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9847
  • O currículo e suas inquietações no campo: uma análise a proposta curricular da Escola Municipal São Manuel em Colorado do Norte - Mato Grosso

    Laelson dos Santos Silveira, Odimar João Peripolli
    1459-1483
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9862
  • Pedagogia da alternância e a prática inter e transdisciplinar em escolas do campo

    Maria José de Pinho, Elzimar Pereira Nascimento
    1484-1505
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9848
  • Educação inclusiva em escolas do campo do município de Juara - Mato Grosso

    Messias Batista Santos Lopes, Alceu Zoia
    1506-1529
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9853
  • Pesquisa-ação por intermédio de projetos de aprendizagem: diretrizes teórico-metodológicas do Projeto Canteiros de Sabores e Saberes como alternativas para a Educação do Campo

    Milton Mauad de Carvalho Camera Filho, Aureir Alves de Brito
    1530-1556
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9857
  • A leitura na escola do meio rural: um estudo em Nova Canaã

    Neide Aparecida Severino de Souza
    1557-1576
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9854
  • Práticas pedagógicas na alfabetização de uma turma multisseriada no campo

    Rosilda Ribeiro Chagas, Jaqueline Pasuch
    1577-1603
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9867
  • Pedagogia da alternância no Amapá: um estudo na Escola Família Agrícola do Pacuí

    Uédio Robds Leite da Silva, Vitor Sousa Cunha Nery
    1604-1629
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9849