v. 13 n. 3 (2022): Estudos Decoloniais

					Visualizar v. 13 n. 3 (2022): Estudos Decoloniais

Nessa edição, a seção temática da revista reúne artigos em que os Estudos Decoloniais se constituem como tema e objeto central de estudo, compreendendo (mas não se limitando) a perspectivas como: 1) estudos culturais na educação; 2) decolonialidade, interculturalidade crítica e multiculturalismo; 3) diversidade de práticas e saberes de populações, grupos e comunidades que integram a experiência histórica, artística, educacional e cultural da América Latina; 4) cosmovisão e saberes tradicionais dos povos indígenas no contexto latino-americano; 5) patrimônio, memórias, narrativas e linguagens dos povos ancestrais; 6) pensamentos afrodiaspóricos; 7) epistemologias outras.

Seção Apresentação: Antonio Hilario Aguilera Urquiza;

Introdução: Glenda Vilena Lisboa, Janete Rosa da Fonseca, Caroline Mari de Oliveira Galina e Ralf Hermes Siebiger;

Seção Artigos: produções de artigos pelas acadêmicas da 8a. fase de Pedagogia  - semestre 2022/2;

Seção Resumos: produções da comunidade em forma de resumos;

Seção Livre: produções da comunidade com a temática "Estudos Decoloniais";

Seção Entrevista: com a professora Maria Lúcia Wortmann, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre - RS.

Organização: Janete Rosa da Fonseca, Caroline Mari de Oliveira Galina e Ralf Hermes Siebiger

Editor-chefe: Ralf Hermes Siebiger

Data de publicação: 27 de dezembro de 2022.

Publicado: 27-12-2022

Expediente

  • Expediente

    Ralf Hermes Siebiger
    391-399
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10634

Apresentação

  • Os povos indígenas e a educação decolonial

    Antonio Hilario Aguilera Urquiza
    400-407
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10654

Introdução

  • Introdução

    Glenda Vilena Lisboa, Janete Rosa da Fonseca, Caroline Mari de Oliveira Galina; Ralf Hermes Siebiger
    408-415
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10636

Seção Artigos

  • Dificuldades no processo de alfabetização e letramento de aluno com deficiência auditiva

    Aline Karina Queiroz Faustinelli Damasceno
    416-426
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10534
  • Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): estratégias de ensino-aprendizagem

    Angela Gabriela Morschberger de Oliveira
    427-438
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10533
  • Formação continuada para atuar com alunos surdos

    Carolina Oliveira Bilheri
    439-449
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10535
  • Dinâmica das relações formativas no âmbito do programa de residência pedagógica

    Celina Beregula
    450-460
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10536
  • A diversificação dos espaços na promoção da aprendizagem

    Daniela Cristina Pereira da Costa
    461-470
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10537
  • A contribuição da contação de histórias na educação infantil: ação-reflexão-ação do ensino-aprendizagem

    Elizabete Hickmann Presotto
    471-480
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10538
  • Gestão escolar: democrática e participativa na prática

    Gabriela Vieira de Almeida
    481-491
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10551
  • Violência contra a mulher em tempos de pandemia no município de Sinop/MT

    Glenda Vilena Lisboa
    492-502
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10540
  • Cultura indígena no contexto escolar: a importância da cultura no processo de aprendizagem

    Hemely Suelen dos Santos Ojeda
    503-510
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10541
  • Jogos digitais e o potencial pedagógico na educação infantil

    Irene Kristoschik dos Santos
    511-521
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10542
  • Os instrumentos de avaliação na educação infantil: registros pedagógicos

    Jéssica Vitorino Machado
    522-530
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10543
  • A música e suas contribuições para o desenvolvimento socioafetivo e cognitivo na educação infantil

    Joseane Pall Dombski
    531-542
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10544
  • Formação de professores de língua portuguesa e as práticas de letramento crítico

    Josiane dos Santos Reis Chaves
    543-553
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10545
  • Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: os desafios da aprendizagem na pré-escola

    Josilene Costa Soares
    554-562
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10555
  • A formação da gestão referente à prevenção ao uso de drogas

    Lenilza da Silva
    563-572
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10546
  • A herança cultural e a desigualdade escolar

    Luciana Barbosa da Silva
    573-581
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10554
  • A iniciação à docência pela experiência no Pibid

    Lucimeire de Araújo da Cruz
    582-589
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10547
  • Tecnologias aplicadas na educação infantil na pandemia da Covid-19

    Marcia Fontes Saraiva Maciel
    590-599
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10548
  • A formação continuada sob o viés do letramento crítico para professores de língua portuguesa

    Marcia Teotônio de Mendonça
    600-609
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10549

Seção Resumos

  • Formação docente e pedagogia triangular: os encontros e desencontros frente a polissomia de vozes e saberes

    Richele Timm dos Passos da Silva
    610-612
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.6438

Seção Livre

  • Identidade, decolonialidade, interculturalidade e a construção de uma ideia de nação na história da educação brasileira

    Adecir Pozzer, Suzan Alberton Pozzer
    613-632
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.6433
  • Uma perspectiva decolonial na formação de professores indígenas: a realidade do estado de Mato Grosso do Sul

    Ailton Salgado Rosendo, Janete Rosa da Fonseca
    633-652
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.6411
  • Contrapontos entre o ensino de artes visuais e o currículo sob uma perspectiva decolonial

    Amanda Mamede
    653-674
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.6423
  • Saberes ambientais na perspectiva dos estudos decoloniais no contexto de crise sociambiental na região centro-norte - Sinop, Mato grosso, Brasil

    Caroline Mari de Oliveira Galina
    675-699
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10637
  • A presença dos povos indígenas no ensino superior: representatividade e resistência da Etnia Terena numa perspectiva decolonial

    Fátima Cristina Duarte Ferreira Cunha, David Arenas Carmona
    700-719
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.6450
  • O sujeito surdo e as práticas inclusivas na umbanda e candomblé

    Flávio Pentado de Souza
    720-741
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.6445
  • O pensamento decolonialista do sincretismo do vale do amanhecer

    José Paulo dos Santos Rosas de Castro
    742-756
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.6421
  • A inquestionável beleza do cabelo afro: diálogos e (des) conexões sobre o impacto do racismo na construção da identidade da mulher negra no Brasil

    Leide Laura dos Santos
    757-777
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10638
  • A Unemat e a pedagogia decolonial: possibilidade de aproximações por meio das reflexões sobre a sua história de expansão no Estado de Mato Grosso

    Loriége Pessoa Bitencourt
    778-802
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.6439
  • Compreendendo a decolonialidade no âmbito de Paulo Freire

    Racquel Valério Martins
    803-814
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.6440
  • Descolonizar na contemporaneidade: construindo um ambiente sustentável

    Renato Alves Vieira de Melo
    815-825
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.6442
  • Diferentes linguagens e representações no diálogo com professores(as) e acadêmicos(as) em condição de deficiência sobre suas experiências com a inclusão no ensino superior um estudo em andamento

    Rita de Fátima da Silva Rosas de Castro
    826-837
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.6418
  • Diálogos decoloniais: a concepção do bem viver em universidades e faculdades interculturais indígenas

    Valéria dos Santos de Oliveira, Liliane Cristine Schlemer Alcântara, Flávio Bezerra Barros
    838-859
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.6460

Entrevista