Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade:
os desafios da aprendizagem na pré-escola
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10555Palavras-chave:
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Criança, EscolaResumo
Esse artigo aborda o tema Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), com objetivo de compreender, quais as dificuldades a criança com esse transtorno enfrenta na pré-escola. Os autores que contribuíram com a pesquisa foram Ana Beatriz Barbosa Silva e Alexandre Prufer de Queiroz Campos Araujo. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com duas professoras da rede municipal de Sinop/MT no ano de 2022. Segundo a análise, o TDAH tem comportamento que difere das demais crianças e precisa de uma metodologia de ensino diferenciada, na qual possa desenvolver suas habilidades e sua aprendizagem. Para isso, o professor precisa conhecer todas as características do TDAH.
Downloads
Referências
AMERICAN PSYCHISTRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DMS-5. Porto Alegre, 2013.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO DÉFICIT DE ATENÇÃO. O que é TDAH. Disponível em:
https://tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-tdah/. Acesso em: 2 nov. 2022.
CASTRO, Chary A. Alba; NASCIMENTO, Luciana. TDAH – Inclusão nas Escolas. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2009.
FLORÊNCIO, Israelly Barbosa. Educação Infantil e dificuldade de aprendizagem: a hiperatividade trabalhada por meio de estratégia de ensino. Revista Educação Pública, v. 20, n. 25, p. 1-7, 7 de julho de 2020. Disponível em: https:// educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/25/educação-infantil-e-dificuldades-de-aprendizagem-a-hiperatividade-trabalha-por-meio-de-estrategias-de-ensino. Acesso em: 11 nov. 2022.
ROHDE, Luis Augusto, et al. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Rev. Bras. Psiquiatr.,, n. 22 (Supl. II), p. 7-11, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbp/a/zsRj5Y4Ddgd4Bd95xBksFmc/?lang=pt . Acesso em: 2 nov. 2022.
SILVA. Ana Beatriz B, Mentes Inquietas: TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. 4 ed. São Paulo: Principium, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.