Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade:

os desafios da aprendizagem na pré-escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10555

Palavras-chave:

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Criança, Escola

Resumo

Esse artigo aborda o tema Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), com objetivo de compreender, quais as dificuldades a criança com esse transtorno enfrenta na pré-escola. Os autores que contribuíram com a pesquisa foram Ana Beatriz Barbosa Silva e Alexandre Prufer de Queiroz Campos Araujo. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com duas professoras da rede municipal de Sinop/MT no ano de 2022. Segundo a análise, o TDAH tem comportamento que difere das demais crianças e precisa de uma metodologia de ensino diferenciada, na qual possa desenvolver suas habilidades e sua aprendizagem. Para isso, o professor precisa conhecer todas as características do TDAH.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Josilene Costa Soares, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Referências

AMERICAN PSYCHISTRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DMS-5. Porto Alegre, 2013.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO DÉFICIT DE ATENÇÃO. O que é TDAH. Disponível em:

https://tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-tdah/. Acesso em: 2 nov. 2022.

CASTRO, Chary A. Alba; NASCIMENTO, Luciana. TDAH – Inclusão nas Escolas. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2009.

FLORÊNCIO, Israelly Barbosa. Educação Infantil e dificuldade de aprendizagem: a hiperatividade trabalhada por meio de estratégia de ensino. Revista Educação Pública, v. 20, n. 25, p. 1-7, 7 de julho de 2020. Disponível em: https:// educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/25/educação-infantil-e-dificuldades-de-aprendizagem-a-hiperatividade-trabalha-por-meio-de-estrategias-de-ensino. Acesso em: 11 nov. 2022.

ROHDE, Luis Augusto, et al. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Rev. Bras. Psiquiatr.,, n. 22 (Supl. II), p. 7-11, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbp/a/zsRj5Y4Ddgd4Bd95xBksFmc/?lang=pt . Acesso em: 2 nov. 2022.

SILVA. Ana Beatriz B, Mentes Inquietas: TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. 4 ed. São Paulo: Principium, 2014.

Downloads

Publicado

27-12-2022

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Soares, J. C. (2022). Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade:: os desafios da aprendizagem na pré-escola. Eventos Pedagógicos, 13(3), 554-562. https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10555