Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade:

os desafios da aprendizagem na pré-escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10555

Palavras-chave:

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Criança, Escola

Resumo

Esse artigo aborda o tema Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), com objetivo de compreender, quais as dificuldades a criança com esse transtorno enfrenta na pré-escola. Os autores que contribuíram com a pesquisa foram Ana Beatriz Barbosa Silva e Alexandre Prufer de Queiroz Campos Araujo. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com duas professoras da rede municipal de Sinop/MT no ano de 2022. Segundo a análise, o TDAH tem comportamento que difere das demais crianças e precisa de uma metodologia de ensino diferenciada, na qual possa desenvolver suas habilidades e sua aprendizagem. Para isso, o professor precisa conhecer todas as características do TDAH.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josilene Costa Soares, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Referências

AMERICAN PSYCHISTRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DMS-5. Porto Alegre, 2013.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO DÉFICIT DE ATENÇÃO. O que é TDAH. Disponível em:

https://tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-tdah/. Acesso em: 2 nov. 2022.

CASTRO, Chary A. Alba; NASCIMENTO, Luciana. TDAH – Inclusão nas Escolas. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2009.

FLORÊNCIO, Israelly Barbosa. Educação Infantil e dificuldade de aprendizagem: a hiperatividade trabalhada por meio de estratégia de ensino. Revista Educação Pública, v. 20, n. 25, p. 1-7, 7 de julho de 2020. Disponível em: https:// educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/25/educação-infantil-e-dificuldades-de-aprendizagem-a-hiperatividade-trabalha-por-meio-de-estrategias-de-ensino. Acesso em: 11 nov. 2022.

ROHDE, Luis Augusto, et al. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Rev. Bras. Psiquiatr.,, n. 22 (Supl. II), p. 7-11, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbp/a/zsRj5Y4Ddgd4Bd95xBksFmc/?lang=pt . Acesso em: 2 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-44462000000600003

SILVA. Ana Beatriz B, Mentes Inquietas: TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. 4 ed. São Paulo: Principium, 2014.

Downloads

Publicado

27-12-2022

Como Citar

Soares, J. C. (2022). Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade:: os desafios da aprendizagem na pré-escola. Eventos Pedagógicos, 13(3), 554–562. https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10555

Edição

Seção

Seção Artigos