Diálogos decoloniais:

a concepção do bem viver em universidades e faculdades interculturais indígenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.6460

Palavras-chave:

Ciências Sociais e Ambientais., Interdisciplinaridade, Saberes ancestrais., Interculturalidade., Decolonialidade.

Resumo

Vivências em cenários complexos como os que ocorrem no sistema capitalista vigente, instigam e demonstram a possibilidade de diálogos decoloniais, neste sentido o Bem Viver apresenta-se como alternativa ao desenvolvimento econômico, visto como sinônimo de crescimento e caminha para a convivência em harmonia com valorização e troca de saberes interculturais. Neste contexto, este artigo tem como objetivo analisar o campo semântico do Bem Viver associado a experiências práticas de políticas públicas de ações afirmativas interculturais indígenas em países da América Latina (Brasil, Bolívia e Equador), em contraposição à crise civilizatória. A metodologia é pautada na pesquisa qualitativa, exploratória/descritiva e na revisão teórica crítica (diálogos decoloniais, bem viver, ecoeducação, educação intercultural), com levantamento bibliográfico, documental e experiências. O aporte teórico baseou-se nos autores Ailton Krenak, Alberto Acosta, André Baniwa, Angélica Domingos Ninhpryg, Aníbal Quijano, Carlos Alberto Sampaio, Carlos Walter Porto-Gonçalves, Catherine Walsh, Eduardo Gudynas, Leonardo Boff, Liliane Schlemer Alcântara, Pablo Solón, Serge Latouche e Walter Mignolo. Os resultados apontam para experiências expressivas de educação como a das Universidades e Faculdades interculturais indígenas que demonstram a possibilidade de aproximações, de imersões e desconstruções. Neste cenário, mostra-se possível o Estado pensar na atuação do Poder Público para a criação de mecanismos e políticas públicas inclusivas pautadas em perspectivas outras que valorizem as alteridades em suas especificidades e caminhe para um lugar mais justo, equitativo no viés contra hegemônico. A pesquisa pode contribuir para reflexões, diálogos, visibilidade e respeito aos povos originários e as comunidades tradicionais; a concepção do Bem Viver e outros diálogos decoloniais.

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Biografia do Autor

  • Valéria dos Santos de Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA/UNEMAT, 2022), Mestre em Desenvolvimento Territorial Sustentável pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2016). Integrante do Grupo de Pesquisa Alternativas ao Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade – GEPADIS/UFMT e do Grupo de Pesquisa Território, Diversidade e Saúde - TeDiS/CNPq – UFPR e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros NEAB/NEABI+ da UFPR.

  • Liliane Cristine Schlemer Alcântara, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Pós-doutora em Ecossocioeconomia e Bem Viver (PPGTU/PUCPR). Pós-doutorado em Bem Viver e Desenvolvimento à Escala Humana (UACH/Chile), Doutora em Desenvolvimento Regional (PPGDR/FURB). Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA/UNEMAT). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Alternativas ao Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (GEPADIS/UFMT) e Integrante do Grupo de Pesquisa Análise Ambiental e Ecodesenvolvimento (FURB/SC); Grupo de Pesquisa Centro de Investigaciones sobre Diversidad Cultural y Estudios Regionales (CEDICER/Universidad de Costa Rica) e Grupo de Pesquisa Núcleo de Ecossocioeconomia (NEcos) da UFPR/PR

  • Flávio Bezerra Barros, Universidade Federal do Pará

    Doutor em Biologia da Conservação pela Universidade de Lisboa.  Professor Associado da UFPA. Docente permanente nos Programas de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas e Antropologia da UFPA e Ciências Ambientais da UNEMAT. Presidente da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (nível 2). Integrante do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Biodiversidade, Sociedade e Educação na Amazônia – BioSE/CNPq

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Publicado

27-12-2022

Edição

Seção

Seção Livre

Como Citar

Oliveira, V. dos S. de, Alcântara, L. C. S., & Barros, F. B. (2022). Diálogos decoloniais:: a concepção do bem viver em universidades e faculdades interculturais indígenas. Eventos Pedagógicos, 13(3), 838-859. https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.6460