Uma perspectiva decolonial na formação de professores indígenas:

a realidade do estado de Mato Grosso do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.6411

Palavras-chave:

Formação de professores indígenas, Colonialidade, Decolonialidade, Estudos Culturais

Resumo

Este texto versa sobre a formação de professores indígenas no estado de Mato Grosso do Sul, sendo este fruto da nossa tese de Doutorado do Programa de Pós Graduação da Universidade Católica Dom Bosco. Para a produção e análise dos dados, a metodologia foi estruturada a partir da concepção das pesquisas pós-críticas em educação. Fez-se a produção de dados por meio da revisão bibliográfica, de análises documentais. As análises pertinentes a questão dos direitos e as mudanças que se processam a partir da relação com uma educação formulada por não indígenas, foram abordadas, a partir de diferentes campos do saber, numa perspectiva decolonial, onde autores dos Estudos Culturais, em articulação com os Estudos Pós-Coloniais e Estudos da Modernidade/Colonialidade, deram sustentação teórica, a construção do referido texto. O objetivo foi buscar o entendimento quanto à implantação do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu, ofertado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Os resultados apontam que, o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu da UFGD atendeu às exigências de uma formação específica e diferenciada dos professores indígenas das etnias Guarani e Kaiowá da Aldeia Amambai, egressos do referido curso, obedecendo à interculturalidade frente ao PPC (2006), porém com lacunas após a reformulação desse PPC.

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Biografia do Autor

Ailton Salgado Rosendo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pós-Doutorando da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, 2022) na linha de pesquisa: Sujeitos e Linguagens - Área de Concentração: Estudos Culturais – Campus de Aquidauana, Doutor em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB, 2022). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD, 2010), graduado em História, Geografia, Pedagogia e Serviço Social. Assistente Executivo do Serviço Social da Indústria do estado de Mato Grosso do Sul – SESI/MS (Gerência de Educação). Professor efetivo da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul, no componente curricular História e Supervisor de Ensino da ANHANGUERA Educacional.

Janete Rosa da Fonseca, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPAQ)

Pós- Doutora em Neurociência (FURG), Pós-Doutoranda em Diversidade Cultural e Educação Indígena (UCDB). Doutora em Educação. Mestre em Estudos Culturais (ULBRA). Líder do Grupo de Pesquisa CNPQ, GPED- Grupo de Pesquisa em Estudos Decoloniais. Docente Permanente do Programa de Mestrado em Estudos Culturais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPAQ).    

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Publicado

27-12-2022

Como Citar

Rosendo, A. S., & Fonseca, J. R. da. (2022). Uma perspectiva decolonial na formação de professores indígenas:: a realidade do estado de Mato Grosso do Sul. Eventos Pedagógicos, 13(3), 633–652. https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.6411

Edição

Seção

Seção Livre