Contrapontos entre o ensino de artes visuais e o currículo sob uma perspectiva decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.6423

Palavras-chave:

Ensino de arte, Arte-educação, Currículo, Artes Visuais

Resumo

Este trabalho versa sobre resultados da análise de conteúdo em recortes selecionados do Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande-MS, a partir de uma abordagem qualitativa e busca problematizar as questões contrastantes entre o ensino de artes visuais na educação básica sob um viés decolonial e as orientações e diretrizes curriculares que o Referencial apresenta. Tais questões são ancoradas, sobretudo, na relação hierárquica entre os referenciais europeus e estadunidenses, que são privilegiados, em detrimento dos latino-americanos, bem como na concepção do ensino de arte como disciplina de História da Arte. A discussão e a ampliação destas questões viabilizam a compreensão de qual concepção de arte e de ensino de arte está inscrita no documento e, portanto, reflete nos processos de ensino-aprendizagem. Neste cenário, considera-se que algumas ausências corporificadas no documento produzem, simultaneamente e de modo bastante complexo, um limitante do potencial de transformação da arte, na perspectiva da arte/educação e do ensino de arte de viés decolonial; e uma maior responsabilização e margem de agência docente.

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Biografia do Autor

Amanda Mamede, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Culturais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPQCult/CPAQ/UFMS). Licenciada e bacharel em Artes Visuais (FAALC/UFMS), membra colaboradora do Projeto de Pesquisa “Arte da América Latina: habitando a decolonialidade em arte” (PROPP/UFMS) e integrante do Grupo de Pesquisa em Estudos Decoloniais (GPED). Bolsista da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT).

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Publicado

27-12-2022

Como Citar

Mamede, A. (2022). Contrapontos entre o ensino de artes visuais e o currículo sob uma perspectiva decolonial. Eventos Pedagógicos, 13(3), 653–674. https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.6423

Edição

Seção

Seção Livre